SBK, 2021, Donington Park: O regresso às origens

Por a 29 Junho 2021 15:30

Depois de um ano fora em 2020, as SBK dirigem-se ao Reino Unido, um regresso a casa

Quando de fala de SBK, Donington Park em Leicestershire ocupará sempre um lugar de destaque. Foi aqui, em Abril de 1988, que se realizaram as primeiras duas corridas do Campeonato.

31 anos mais tarde e o Campeonato está ao rubro, com o herói da casa Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) a liderar Toprak Razgatlioglu (Yamaha Pata BRIXX SBK) por 20 pontos, mas tudo isso pode mudar no que está previsto para ser, como sempre, uma ronda imprevisível no Reino Unido.

O homem com a melhor forma a entrar na ronda Prosecco UK é Toprak Razgatlioglu, tendo obtido a sua primeira vitória em 2021 da última vez, a última de uma série de seis pódios consecutivos que consistiram em quatro segundos lugares, um terceiro e agora uma vitória.

Regressa também a um feliz terreno de caça em Donington Park, onde alcançou o primeiro pódio em SBK ao vencer Jonathan Rea em 2018 na última volta da Corrida 2.

O colega de equipa Andrea Locatelli faz a sua estreia em Donington Park e espera um fim-de-semana sólido depois de visitar a pista há duas semanas.

Embora as últimas três corridas na pista possam ter sido boas para o seis vezes campeão mundial, as últimas três corridas dos últimos tempos foram mais um desafio.

Três terceiros lugares em Misano deixaram Rea a querer mais, mas quando 3º é um dia ‘mau’ no escritório, sabe-se que a sua consistência é forte.

O seu objetivo é estar de volta ao degrau superior em Donington Park pela sexta vez, enquanto o colega de equipa Alex Lowes não andou em Donington Park numa Kawasaki.

Após um Misano difícil onde não conseguiu quebrar o ritmo de corrida da frente, Scott Redding (Ducati Aruba) precisa de um ressurgimento em Donington Park, o circuito onde obteve a primeira vitória de sempre no Campeonato do Mundo de 125cc de 2008.

Três quartos lugares em Misano deixam Redding 45 pontos atrás na corrida ao título, enquanto do outro lado da garagem, Michael Ruben Rinaldi estava em sensacional forma em Misano, com duas vitórias e uma segunda posição, algo que ele espera que actue como uma mudança fundamental em 2021, após duas difíceis primeiras rondas.

Dois 12º lugares em 2019 para Rinaldi em Donington Park é algo que ele quer melhorar este fim-de-semana.

Há um piloto que é um especialista do Donington Park: Tom Sykes (BMW Motorrad) tendo lá ficado invicto entre 2013 e 2017 na Corrida 1, e desfrutando de 14 pódios em 17 corridas, uma incrível série na pista.

Quatro vezes nos oito primeiros lugares das últimas cinco corridas em 2021, Sykes poderá estar na disputa do pódio este fim-de-semana e, como de costume, haverá quem aposte nele para a pole.

Do outro lado da garagem, Michael van der Mark regressa ao circuito onde venceu a sua primeira corrida em 2018, embora em Navarra o holandês tenha sofrido um acidente.

Com o objetivo de se aproximar dos cinco primeiros, os pilotos da equipa HRC Álvaro Bautista e Leon Haslam dirigem-se a um local que conhecem bem, particularmente Leon Haslam, que foi praticamente criado em Donington Park.

Quanto a Bautista, ficou no pódio em 2019, a juntar a três pódios em 125cc e 250cc de GP, dos quais foi um vencedor no primeiro.

Tendo tido o seu melhor resultado do ano na Corrida 1 em Misano, Bautista espera poder desafiar à frente no Reino Unido. Para o colega de equipa Haslam, a sua inestimável experiência em Donington Park poderá vê-lo mais proeminente na frente do que em rondas recentes.

OS INDEPENDENTES

Nos Independentes, foi um bom trabalho de salvamento em Misano após penalizações para Garrett Gerloff (Yamaha GRT), que é o melhor piloto independente do Campeonato, ao preparar-se para uma primeira prova em Donington Park.

O britânico Chaz Davies (Team GoEleven) pretende recuperar no Reino Unido, depois de não acabar uma em Misano.

Davies foi o último na tribuna do circuito, na Corrida 2 de 2017, em terceiro. Propriedade quente após um deslumbrante Misano onde ficou nos sete primeiros lugares, Axel Bassani (Motocorsa Racing) espera solidificar o seu estatuto de top ten, enquanto Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) tem ambições de converter o seu ritmo de Superpole em resultados de corrida.

Após um acidente de teste que o deixou com um dedo fraturado em Navarra, Kohta Nozane (Yamaha GRT) terá uma primeira prova das pistas britânicas, enquanto Tito Rabat (Barni Racing Team) regressará a um circuito que conhece desde o início da sua carreira no Campeonato do Mundo, na esperança de uma forte exibição.

A dupla da BMW Eugene Laverty (RC Squadra Corse) e Jonas Folger (Bonovo MGM Racing) procuram um forte Donington Park depois de um Misano abaixo do esperado, enquanto Isaac Viñales (ORELAC Racing VerdNatura) e Christophe Ponsson (Alstare Yamaha) procuram construir sobre a sua contagem de pontos.

Ainda depois dos seus primeiros pontos de 2021, Loris Cresson (OUTDO TPR Pedercini) esperará que o local britânico produza vibrações positivas, enquanto se junta a Luke Mossey no lugar de Samuele Cavalieri, que se separou da equipa.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x