SBK, 2021, Aragón: Razgatlioglu mais rápido mesmo no fim do TL1
Uma série de voltas rápidas tardias permitiram a Toprak Razgatlioglu bater o líder da maior parte da sessão Lowes mesmo no final
Depois de uma longa temporada, o Campeonato Mundial de Superbike Motul de 2021 começou com a primeira sessão de Treinos Livres no MotorLand Aragón. Acabou por ser Toprak Razgatlioglu (Yamaha Pata com BRIXX) que encabeçou a sessão depois de um turbilhão de voltas rápidas de todo o campo nos últimos minutos, sendo Razgatlioglu o único piloto a mergulhar abaixo do escalão 1:50s.
A estrela turca tinha estado no top 4 durante a maior parte da sessão, mas uma volta tardia de Razgatlioglu fê-lo saltar na ordem ao afixar um 1:49. 952, ultrapassando os melhores da sessão por cerca de três décimos à frente de Chaz Davies (Team GoEleven);
O britânico foi o piloto líder das Ducati na sessão de abertura. O americano Garrett Gerloff (Yamaha GRT) continuou a sua boa forma com a terceira posição, a procurar dar um forte impulso à sua campanha de 2021; no geral, a Yamaha parece ter dado um passo em frente em Aragón, após testes durante todo o Inverno no traçado de Alcañiz.
Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) foi o piloto líder da Kawasaki no Treino Livre 1, a bordo da nova ZX-10RR.
Lowes tinha ficado no topo da sessão após cerca de 15 minutos e aí permaneceu até ao final, quando foi usurpado por Razgatlioglu, Davies e Gerloff.
Michael Ruben Rinaldi (Ducati Aruba) foi quinto na sua primeira saída para a fábrica da Ducati com um crono de 1:50.741s, afastando-se do desafio de Tom Sykes (BMW Motorrad) na sua nova BMW M 1000 RR por cerca de um décimo.
Scott Redding (Ducati Aruba) terminou a sessão em 11º, logo atrás de Álvaro Bautista, da Honda HRC, que registou a maior velocidade máxima da sessão; enquanto que Leon Haslam, colega de equipa de Bautista, foi o oitavo.
Tito Rabat (Barni Racing Team), na primeira sessão competitiva para a sua nova equipa, ficou classificado em 12º lugar, o estreante mais alto classificado no TL1.