Oliveira Cup: Campeões da 2ª edição conhecidos em Évora
Decorreu no passado fim de semana, no Kartódromo de Évora, a ultima jornada do segundo ano do Troféu Escola-Motociclismo Oliveira Cup. Neste traçado foram também conhecidos os vencedores da segunda edição desta iniciativa levada a cabo por Miguel Oliveira e o seu clube de fãs, na procura e formação de jovens para o motociclismo de velocidade.
Debaixo do calor intenso que se fez sentir, as quatro categorias que compõem a Oliveira Cup, disputaram-se com as grelhas muito compostas e onde se juntaram cerca de 60 pilotos.
Nesta iniciativa que junta a Federação de Motociclismo de Portugal com o projecto Velocidade 2020, a vencedora foi Beatriz Ramos, que apenas não pisou o pódio em duas ocasiões e venceu uma das sete etapas que compuseram o campeonato.
Na categoria Ohvale o grande dominador foi Pedro Matos de apenas 8 anos de idade, que venceu seis provas das sete possíveis, sagrando-se assim o vencedor incontestado desta categoria direcionada a jovens dos 6 aos 12 anos de idade.
Já na Naked, categoria dirigida a dois alvos, Júnior dos 14 aos 28 anos e Gentleman com mais de 28 anos de idade, foi a grelha que mais participantes juntou. A categoria Naked Junior é a ideal para que os jovens possam competir ao mais alto nível partilhando a pista com Miguel Oliveira e assim aproveitar para aprender numa oportunidade única e treinar para encarar outros desafios na velocidade.
A prova de Évora foi a que juntou pela primeira vez 5 participantes na categoria Júnior e onde Pedro Fragoso foi o grande dominador na ausência de Miguel Oliveira em pista, que se deliciou desde o muro das boxes com as manobras do seu pupilo.
Javier Gomez e Luis Castro levaram atá à ultima manga a disputa pelo titulo Naked Gentleman e, embora Luís Castro tivesse vencido ambas as mangas, para Javier Gomez bastava terminar na terceira posição para ser o vencedor do titulo que lhe escapou em 2017 no Circuito do Estoril para André Pereira.
A MiniGP foi a categoria mais esperada para conhecer o vencedor. Todos os pilotos participam sob as mesmas condições técnicas e o vencedor teve como prémio o acesso às provas de selecção do plantel de 2019 da Red Bull MotoGP Rookies Cup, uma das principais portas de entrada no Mundial de MotoGP.
Pedro Fraga foi o grande dominador da primeira parte do campeonato mas, Rafael Damásio fez grande oposição nas ultimas rondas e levou a disputa do titulo até Évora, onde uma falsa partida o obrigou a uma passagem pela linha de boxes, tirando-lhe assim a oportunidade de vitória. Foi assim encontrado o sucessor de Tomás Alonso e dada uma oportunidade a Pedro Fraga para desenvolvimento do seu percurso desportivo.
Paulo Oliveira:
“Estou muito satisfeito com o resultado final desta 2ª edição Oliveira Cup. Foi para nós mais um ano de aprendizagem e desenvolvimento deste projeto. Iniciámos uma nova categoria e projetamos outra para o futuro. Não tenho duvidas de que esta é uma boa formula para captar e desenvolver esta modalidade em Portugal. No final do dia olhar para a cara de cada concorrente e ver a sua satisfação e dos seus familiares, é muito gratificante para toda a nossa equipa. O espírito de partilha e camaradagem está sempre presente, sobretudo nos momentos mais difíceis. Conseguimos captar cada vez mais adeptos para a modalidade e dar-lhes um fim-de-semana diferente. Isso por si só faz com que façamos parte das suas famílias. É bom!”
Miguel Oliveira:
“Cada dia que passa fico mais emocionado com as prestações destes miúdos. É incrível ver o seu empenho e determinação a cada dia. É como se absorvessem cada palavra do que lhes ensinamos. É um orgulho poder partilhar com eles a minha experiência. Todo o sucesso deste projecto leva-nos a ir mais além e fazer ainda mais e melhor.”
Em breve serão apresentadas novidades para 2019 neste que é o maior projecto de iniciação de velocidade de sempre Portugal.