SSP300, 2020, Aragón: Variedade de vencedores
O Campeonato do Mundo de Supersport 300 de 2020 assistiu a uma incrível quantidade de ação nas quatro primeiras corridas da temporada, com todas as corridas até agora a trazer um vencedor diferente.
Desde os destaques de Jerez até aos pontos de conversa de Portimão, a classe de promoção às SBK está preparada para uma das suas maiores lutas de sempre no Campeonato.
Oito pódios diferentes, cinco pistas de corrida diferentes, quatro vencedores diferentes e todos a lutar pelo mesmo Campeonato, o campo nunca foi tão imprevisível. Até no facto de que é a única classe deste Campeonato que vê portugueses alinhar há uma diferença.
A primeira ronda da temporada disparou para a vida e, de imediato, foi Unai Orradre (Yamaha MS Racing) quem subiu ao primeiro pódio na classe, com uma vitória dominante.
O espanhol fugiu em casa e conseguiu chegar à vitória, enquanto Tom Booth-Amos (Kawasaki RT Motorsports) bateu Scott Deroue (Kawasaki MTM Motoport) para o segundo lugar.
A corrida 2 viu história feita como a estrela turca Bahattin Sofuoglu, sobrinho de Kenan Sofuoglu, a conseguir uma primeira vitória na carreira para si e para o seu país nas SSP300.
Deixando a ronda, no entanto, era Booth-Amos quem liderava a classificação, uma vez que a consistência do novato britânico pagou dividendos.
Para a Ronda de Portugal em Portimão, os novos vencedores ficaram para trás, e as estrelas mais estabelecidas assumiram a frente. Ana Carrasco (Kawasaki Provec) conseguiu a vitória numa Corrida 1 encurtada pela bandeira vermelha, enquanto Scott Deroue conseguiu fazer o mesmo na Corrida 2, vendo também a bandeira vermelha entrar em ação.
Ao mesmo tempo, dois portugueses fizeram parte da acção, Pedro Fragoso acabando por participar na “Last Chance Race” de repescagem, aonda acabou em 12º e Tomás Alonso vindo a quliifcar para a corrida principal, onde depois de alguns erros na escolha da relação final acabaria por cair numa das corridas e ficar em 20º da outra.
Depois da ‘velha guarda’ ter vindo e conquistado ‘a montanha russa’ e ter tomado o controlo da classificação, ninguém sabe quem será o próximo piloto a ocupar uma posição dominante na classe SSP300.
É a primeira vez na história da classe que quatro pilotos diferentes conseguiram as primeiras quatro vitórias da temporada. Além disso, se as estatísticas são alguma coisa a ter em conta, há muitos mais no horizonte. Numerosos pilotos que nunca venceram ou alcançaram um pódio antes já o fizeram de repente na classe e se um quinto vencedor acontecesse, seria a terceira vez na história da classe. O recorde de diferentes vencedores consecutivos é de sete, alcançados no final da temporada de 2017 e nas duas primeiras corridas da temporada de 2018.