SSP, San Juan: A disputa pelo título de SSP pode ser decidida na Argentina – eis como
O Campeonato Mundial de Supersport teve algumas corridas espetaculares ao longo da temporada, com estreitas margens inclinando a balança de uma maneira ou de outra em praticamente todas as corridas até agora.
Enquanto dois Campeões do Mundo já foram coroados noutras categorias em França, a classe média permanece muito próxima, a duas corridas do desfecho.
No entanto, os números são ligeiramente favoráveis a Randy Krummenacher (Yamaha Bardahl Evan Bros.).
A estrela suíça chegou à Argentina com uma vantagem de 10 pontos sobre o companheiro de equipa Federico Caricasulo e, portanto, com uma oportunidade de dar o golpe fatal antes de chegarmos à décima segunda e última ronda de 2019.
O que é preciso para que isso aconteça? Em primeiro lugar, um pódio – e de preferência em 1º. Uma vitória para o Suiço de 29 anos exigiria que Caricasulo terminasse em quinto ou mais alto para permanecer em disputa. Um sexto já não seria bom para o jovem italiano, tornando Krummenacher o campeão mundial oficial.
Se o Suíço terminar em segundo na Argentina, qualquer resultado com Caricasulo fora dos dez primeiros também o confirma como Campeão do Mundo.
Um terceiro lugar exigiria que Caricasulo terminasse em 15º ou menos, enquanto qualquer coisa fora de uma posição no pódio não daria para Krummenacher assegurar o título na Argentina.
Embora Jules Cluzel (Yamaha GMT94) permaneça matematicamente um candidato ao título em terceiro, qualquer um dos resultados acima removeria o Francês automaticamente da equação.
De facto, o quarto também faria com que Krummenacher garantisse terminar acima do francês em quaisquer circunstâncias.
Embora as probabilidades pareçam um pouco contra Federico Caricasulo, por outro lado ele ainda pode ganhar o título mundial nos seus próprios termos. Duas vitórias na Argentina e no Qatar deixariam o italiano e Krummenacher empatados no topo da classificação (na pior das hipóteses), mas com cinco vitórias em corrida para as quatro do seu companheiro de equipa.