SBK: Dorna pode por optar por centralina única em 2018
O Mundial de Superbike continua a ser dominado pelos pilotos da Kawasaki e da Ducati. As duas marcas têm repartido as vitórias nas provas do mundial com destaque para a Kawasaki que tem sido dominadora.
Ora para tentar terminar com esta situação pode estar em marcha a introdução de uma centralina única para a categoria, já em 2018, a exemplo do que acontece no MotoGP.
A medida foi recentemente analisada pela Comissão de SBK da Dorna e Daniel Carrera, director executivo da Dorna já fez saber que se pretende tomar medidas para o futuro que esbatam a diferença entre os construtores presentes na competição. “Estamos em conversações com os construtores, pois não gostamos de ver esta diferença que existe entre o binómio Kawasaki/Ducati e o resto da concorrência. As outras marcas têm potencial e bons pilotos, por isso queremos que exista uma maior proximidade entre os construtores”.
Quanto a medidas concretas para alterar este quadro, Carrera revelou que para já tudo está ainda em fase de estudo. “Cada marca tem o seu ponto de vista. Nesta fase estamos a recolher todas os opiniões, mas para já ainda é cedo para dizer quais é que serão as mudanças a efectuar. Não queremos nenhuma alteração radical. O objetivo é apenas melhorar a atual situação”.
Contudo a medida de uma centralina única, pode ser uma das medidas a ser adoptadas. Recorde-se que já este ano e para fazer com que existisse uma maior emoção durante as corridas Dorna decidiu criar uma nova organização da grelha de partida para a segunda corrida de cada fim-de-semana. Mas a verdade é que até ao momento e com 12 corridas já realizadas apenas Kawasaki e Ducati venceram.