SBK 2020: Lista de inscritos publicada
A lista provisória de inscrições permanentes para o Campeonato Mundial de Superbike de 2020 foram reveladas com uma grelha de 22 pilotos, à medida que cresce a expectativa para o início da nova temporada em algumas semanas.
Liderando o plantel, está uma vez o cinco vezes e reinante campeão de SBK, , Jonathan Rea, que se encontra com um terceiro companheiro de equipa em outras tantas temporadas na Kawasaki Racing: Alex Lowes, que terminou em terceiro na classificação de 2019 .
O vice-campeão de 2019, Álvaro Bautista, lançará uma nova máquina pela segunda temporada consecutiva, e lidera o retorno da Equipa HRC às SBK. Sentado na nova CBR1000RR ao seu lado, estará Leon Haslam, o par de mãos mais experiente na grelha de 2020.
Chaz Davies completará a sua sétima temporada com a equipa Ducati em 2020. Ele fará parceria desta vez com o atual campeão britânico de Superbike e ex-astro de MotoGP Scott Redding, um estreante nas SBK.
Dois dos cinco vencedores da corridas de 2019 representarão a equipa oficial Yamaha Pata em 2020: Michael van der Mark e Toprak Razgatlioglu. O par também irá desfrutar do novo modelo da YZF R1 nesta temporada.
Encerrando este quinteto de equipas de fábrica, está a equipa BMW Motorrad. Tom Sykes liderará o projeto mais uma vez após um promissor primeiro ano juntos. O seu novo parceiro será o homem com quem ele lutou com tanta força pelo título de SBK de 2013: O Irlandês Eugene Laverty.
Passando para as equipas e pilotos independentes, em 2020, Leon Camier entrará para a Barni Racing na Ducati V4 R. Ele substitui Michael Ruben Rinaldi, que muda de equipa (mas não de marca) para a Equipa GoEleven.
Haverá mais duas Ducati V4 Rs na grelha de 2020, elevando o total para seis: Leandro Mercado, que se une à estreia da Motocorsa Racing, e o bicampeão das STK1000, Sylvain Barrier (Brixx Performance).
Os vencedores do título de independentes de 2019 Kawasaki Puccetti substituem Razgatlioglu por Xavi Forés, enquanto a Orelac Racing Verdnatura trouxe o atual campeão espanhol de Superbike, o Chileno Maximilian Scheib.
Finalmente, depois de problemas financeiros, a equipa Pedercini Racing entrará em campo com um só piloto, ainda a confirmar.
A equipa Yamaha GRT SBK Junior contará com dois estreantes emocionantes em 2020: o vice-campeão mundial de Supersport Federico Caricasulo e a sensação americana Garrett Gerloff. A YZF R1 final na grelha é a da Ten Kate Racing, que mais uma vez confiou em Loris Baz depois de vários resultados promissores no ano passado.
Fechando a grelha, estão os dois membros da equipa MIE Racing: Takumi Takahashi, ex-piloto de SBK e MotoGP, que estará participando de sua primeira temporada completa no cenário mundial e um segundo piloto a ser anunciado em data posterior.
N° RIDER NAT MOTORCYCLE TEAM
1 Jonathan Rea GBR Kwasaki ZX-10RR Kawasaki Racing Team
22 Alex Lowes GBR Kawasaki ZX-10RR Kawasaki Racing Team
7 Chaz Davies GBR Ducati Panigale V4 R Ducati Aruba.It
45 Scott Redding GBR Ducati Panigale V4 R Ducati Aruba.It
54 Toprak Razgatlioglu TUR Yamaha YZF R1 Yamaha Pata
60 Michael van der Mark NED Yamaha YZF R1 Yamaha Pata
50 Eugene Laverty IRL BMW S1000 RR BMW Motorrad
66 Tom Sykes GBR BMW S1000 RR BMW Motorrad
12 Xavi Forés ESP Kawasaki ZX-10RR Kawasaki Puccetti Racing
31 Garrett Gerloff USA Yamaha YZF R1 GRT Yamaha Junior Team
64 Federico Caricasulo ITA Yamaha YZF R1 GRT Yamaha Junior Team
76 Loris Baz FRA Yamaha YZF R1 Yamaha Ten Kate
TBA Kawasaki ZX-10RR Team Pedercini Racing
2 Leon Camier GBR Ducati Panigale V4 R Barni Racing Team
21 Michael Ruben Rinaldi ITA Ducati Panigale V4 R Team GOELEVEN
77 Maximilian Scheib CHI Kawasaki ZX-10RR Orelac Racing Verdnatura
13 Takumi Takahashi JPN Honda CBR1000RR MIE Racing
TBA Honda CBR1000RR MIE Racing
19 Álvaro Bautista ESP Honda CBR1000RR Team HRC
91 Leon Haslam GBR Honda CBR1000RR Team HRC
36 Sylvain Barrier FRA Ducati Panigale V4 R Brixx Performance