SBK, 2020: Jordi Torres abandona Honda Mie
Jordi Torres deixou a sua equipa MIE Honda do Mundial de Superbike e será substituído para a nova temporada pelo italiano Lorenzo Gabellini.
Torres iria juntar-se à formação satélite MIE, gerida pela Althea a partir do início da temporada europeia numa segunda Honda CBR1000RR-R ao lado de Takumi Takahashi.
No entanto, a disrupção causada na temporada de 2020 pela pandemia mundial de coronavírus obrigou a uma mudança de planos, uma vez que Torres também está empenhado em correr na série elétrica MotoE de apoio ao MotoGP para a equipa Pons, e na série espanhola de Superbike.
Tendo em conta os inúmeros choques de datas entre a SBK e as outras séries, a MIE tomou a decisão de substituir Torres por Gabellini, que corre pela Althea na Superbike italiana.
É a segunda vez em 2020 que Torres é forçado a desistir, tendo anteriormente assinado pela equipa Kawasaki Pedercini apenas para perder o lugar no início deste ano quando a equipa caiu em dificuldades financeiras.
Gabellini, de 20 anos, irá juntar-se a Takahashi quando a temporada finalmente recomeçar em Jerez, de 1 a 2 de Agosto.
A chefe da equipa, Midori Moriwaki, filha do famoso Mamoru Moriwaki, disse: “Estou muito feliz por ter Lorenzo Gabellini na Equipa MIE Racing Althea Honda e dou-lhe calorosas boas-vindas.”
“Como resultado da pandemia Covid-19, o mundo inteiro enfrenta muitos desafios novos e inesperados. As coisas estão a recomeçar gradualmente e nós também estamos de volta aos circuitos e de volta à ação.”
“O Campeonato Mundial de SBK tem um calendário completamente novo, e é por isso que tivemos de reconsiderar a nossa formação de pilotos. Gostaria de agradecer a Jordi Torres e desejo-lhe as maiores felicidades com os seus outros esforços.
“Também estou muito grata ao Genesio Bevilacqua, pela sua pronta resposta ao lidar com esta situação, garantindo que o Lorenzo agora faz parte da nossa equipa esta temporada.”
A campanha de Takahashi começou de forma difícil em Phillip Island em Fevereiro, pois o Japonês retirou-se de duas corridas e terminou em 15º lugar na única corrida que terminou.