KING CARL, O REI DAS SUPERBIKES
Quando se fala de Superbikes temos que falar obrigatoriamente de Carl Fogarty, aqueles que ainda hoje, em especial os britânicos, chamam de ‘Rei’ e que de alguma forma é a lenda das Superbikes.
Foggy, como os seus seguidores lhe chamam, cresceu numa família de pilotos, sendo que o seu pai George também corria de moto. Natural de Blackburn foi com 14 anos de idade que Carl começou a correr, primeiro nos campeonatos de motocross locais antes de rumar ás pistas de velocidade por desejo próprio e onde mostrou de imediato ambição e capacidades para vencer nas corridas de clube, as mesmas onde todos ou quase todos os pilotos deram os seus primeiros passos.
Sempre com o apoio do pai progrediu na carreira e aos 23 anos de idade foi campeão do mundo de Fórmula 1 TT, feito que repetiu no ano seguinte. Quando a categoria – que no seu calendário anual várias vezes passou pelo circuito de Vila Real e onde Fogarty competiu –perdeu o estatuto de campeonato do mundo Fogarty continua a dominar a especialidade agora em formato de Taça do Mundo. Mas a dupla vitória na Ilha de Man em 1990, feito que o pai nunca antes tinha conseguido, colocou em definitivo as atenções sobre o endiabrado Fogarty, que no ano seguinte surgiu no mundial de Superbikes como piloto privado, para no ano seguinte dividir a sua actividade entre a Resistência – campeonato onde conquistou o seu quarto título mundial – e as Superbike, mais uma vez com uma equipa própria.
Mas apenas o título na Resistência com a Kawasaki era pouco para Carl, que em 1993 se juntou a Raymond Roche na equipa oficial da Ducati, ano em que apesar das 11 vitórias em mangas o britânico não conseguiu melhor que o segundo posto no campeonato depois de uma intensa luta contra o norte-americano Scott Russell.
Nos dois anos seguintes Fogarty foi mesmo campeão do mundo com a Ducati e em 1996 ‘aventurou-se’ com a Honda para regressar no ano seguinte a Borgo Panigale onde foi segundo em 1997 atrás de John Kocinsky depois de tudo se decidir na derradeira corrida do ano. Em 1998 regressou aos títulos ao bater Troy Corser e Aaron Slight, com a história a repetir-se no ano seguinte quando ‘King Carl’ assinou o seu quarto e derradeiro título mundial de SBK.
Poderiam ter sido mais títulos mas em 2000 a sua carreira chegou ao final quando uma queda em Phillip Island deixou um ombro do britânico completamente desfeito e colocou um ponto final na sua carreira no final desse ano. Carl ainda tentou a sorte como proprietário de equipa com o projecto Foggy Petronas Racing mas sem sucesso.
Actualmente Fogarty continua a fazer render a sua popularidade e é muitas vezes concorrente em vários ‘reality shows’ britânicos como o ‘X Factor’ ou ‘I’m a celebrity…Get me out of here!’ onde foi vencedor. Uma lenda das Superbike que ainda hoje tem uma verdadeira legião de seguidores.
“Carreira de Carl Fogarty nas SBK”
- 21 Poles
- 219 Corridas
- 109 Pódios
- 59 Vitórias
- 33 Segundos lugares
- 17 Terceiros lugares
- 4 Títulos mundiais