Guintoli dá o mote em Phillip Island
No rápido e exigente traçado de Phillip Island iniciou-se em definitivo o campeonato do mundo de Superbikes 2016 com a realização das duas sessões de treinos livres para a categoria maior. Duas sessões que definiram quem são os pilotos que amanhã alinham nas duas Superpoles, a primeira para os qualificados abaixo dos dez primeiros e a segunda para os dez mais rápidos do dia, aos quais se juntaram os dois mais velozes do primeiro procedimento de Superpole a realizar no dia de amanhã.
Depois de Tom Sykes ter sido o mais rápido na primeira sessão do ano, assinando um tempo de 1m31.543s aos comandos da sua Kawasaki, a segunda sessão aos 4.445 metros do circuito perto de Melbourne foi sem surpresa aquela em se realizaram os melhores tempos da jornada e nessa foi mesmo o francês Sylvain Guintoli, o campeão do mundo em 2014, quem puxou dos ‘galões’ e mostrou que a Yamaha está no campeonato para lutar pelo título. O francês foi o único a rodar no segundo 30 e deixou o holandês Van Der Mark a quase quatro décimas de segundo, com Jonathan Rea, o campeão do mundo a ser o terceiro a quase meio segundo de Guintoli.
Numa sessão marcada por saídas longas por parte de quase todos os pilotos, o ritmo consistente de Jonathan Rea mostrou que o campeão do mundo preparou acima de tudo as duas corridas em agenda, o mesmo se passando com a grande maioria dos adversários que quiseram estar o maior número de voltas possível em pista. Entre os dez mais rápidos do dia não houve margens para grandes surpresas, excepção feita a Leon Camier que com a MV Agusta foi o mais rápido das motos italianas ao mostrar que os tempos conseguidos na primeira sessão não foram obra do acaso. O ex-campeão britânico fechou o dia na quinta posição numa jornada onde os estreantes Lorenzo Savadori e Markus Reiterberger conseguiram igualmente o acesso directo à Superpole 1, com este último a colocar fora do procedimento Alex Lowes.
Destaque ainda para a queda de Xavi Forés na Curva 12, tendo o espanhol sido diagnosticado com uma abrasão no joelho que será reavaliada novamente amanhã depois da FP3, o mesmo se passando com uma laceração na perna de Peter Sebestyen.
Qualificados para Superpole 1
1º Sylvain Guintoli – Yamaha com 1m30.865s
2º Michael Van Der Mark – Honda com 1m31.249s
3º Jonathan Rea – Kawasaki com 1m31.324s
4º Tom Sykes – Kawasaki com 1m31.363s
5º Leon Camier – MV Agusta com 1m31.445s
6º Nicky Hayden – Honda com 1m31.475s
7º Davide Giugliano – Ducati com 1m31.527s
8º Chaz Davies – Ducati com 1m31.593s
9º Lorenzo Savadori – Aprilia com 1m31.725s
10º Markus Reiterberger – BMW com 1m31.792s