MotoAmerica,2021: Recorde de 11 vitórias consecutivas para Gagne
Jake Gagne fez história na MotoAmerica Superbike no domingo em Brainerd International Raceway com a sua 11ª vitória consecutiva em Yamaha
O homem da Yamaha Fresh N’ Lean bateu um recorde estabelecido conjuntamente pelo quatro vezes Campeão de Superbike AMA Josh Hayes e cinco vezes Campeão de Superbike de MotoAmerica Cameron Beaubier anteriormente – entenda-se que são 22 mangas consecutivas no topo!
A vitória foi como a maioria das outras vitórias de Gagne, dominante.
Ele disparou da pole position e nunca foi ameaçado, tendo ganho 5,2 segundos de vantagem sobre Mathew Scholtz, da Westby Racing, que teve as mãos ocupadas durante todo o tempo com Loris Baz, da Ducati Warhorse New York. Ao completar 18 voltas, Scholtz estava pouco mais de um segundo à frente do francês, com Baz a cometer um erro na última volta que o impediu de fazer uma passagem ao piloto da África do Sul.
A série de vitórias de Gagne remonta à corrida dois na abertura da temporada em Road Atlanta em Maio, quando o californiano sofreu uma falha de motor na corrida 1, mas não perdeu desde então.
“Nem por isso”, disse Gagne quando lhe perguntaram se pensava que era possível este tipo de série de vitórias na pré-época. “Esta classe é tão competitiva e há muitas grandes equipas. Fomos apenas sortudos.”
“Depois do drama de ontem, eu só queria ter uma corrida suave e agradável. Começámos bem, e abaixei a cabeça cedo para criar vantagem e mantive-a. É bastante surreal pensar que estamos nas 11 vitórias seguidas, mas com uma equipa e uma mota tão fantástica, só estou a fazer a minha parte para colocar esta mota onde merece estar”!
Scholtz encerrou um fim-de-semana de sucesso no regresso da AMA Superbike a Brainerd International Raceway, que chegou a recebrr o Mundial de Superbike nos primeiros anos, com terceiro e segundo lugares no Minnesota.
Baz recuperou de um dia mau no sábado na primeira corrida, quando o francês caiu na segunda volta da corrida e destruiu a sua Ducati Panigale V4 R. Baz teve de ir para a moto de reserva no domingo e veio do 10º lugar da grelha para terminar em terceiro.
A seguir ficou Bobby Fong da Suzuki M4 Ecstar, com ar de quem repetiria o segundo lugar de sábado até uma excursão fora de pista o colocar para baixo na ordem. Ele ripostou, contudo, passando o seu companheiro de equipa Cameron Petersen nas voltas de encerramento para o quarto lugar.
Petersen foi quinto, com cerca de três segundos de vantagem sobre JD Beach da Yamaha Fresh N’ Lean com o piloto de Dirt Track a tempo inteiro a impressionar toda a gente no paddock com o seu fim-de-semana, depois de não ter corrido em Superbike em dois anos.
Beach foi mais rápido na corrida de domingo do que na de sábado, pois melhorou em cada sessão e a cada corrida à medida que o seu nível de conforto aumentava.
Hector Barberá, da BMW Scheibe Racing, terminou atrás de Beach, o espanhol a sofrer no início uma excursão fora de pista.
Como no sábado, Jake Lewis da Altus Motorsports foi o melhor corredor da Superbike Cup, terminando em oitavo lugar na sua Suzuki GSX-R1000 de Stock 1000.
O piloto da FLY Racing/ADR Motorsports Bradley Ward completou o seu fim-de-semana de regresso de lesões para terminar em nono com Corey Alexander da HONOS HVMC Racing a completar o top 10.