MotoAmérica SBK: Triunfos de Beaubier e Herrin, Gagne ainda líder

Por a 13 Junho 2023 10:00

Face aos problemas mecânicos de Jake Gagne (Yamaha) nos dois primeiros dias, obrigando mesmo ao abandono na primeira corrida de SBK, Cameron Beaubier (BMW) e Josh Herrin (Ducati) somaram ambos vitórias no circuito Road América. Apesar dos contratempos, Gagne manteve a liderança do campeonato com 12 pontos de vantagem sobre Beaubier.

Corrida 1: Segundo triunfo de Cameron Beaubier

Uma excursão quase para fora do asfalto na curva 3 da Road America na primeira volta da corrida fez Cameron Beaubier (BMW) recuar para meio do pelotão, mas isso não o impediu de fazer uma brilhante recuperação para conseguir a sua segunda vitória em 2023.

Depois de completar a primeira volta em sexto, enquanto o pole position Josh Herrin e a sua Ducati Panigale V4 R corriam na frente do pelotão, Beaubier abaixou a cabeça e começou a sua recuperação. Na segunda volta, o ex-piloto de Moto2 era já quarto e uma volta depois chegou a terceiro. Ai ficou lá por mais duas voltas antes de ultrapassar o seu companheiro de equipa PJ Jacobsen e encetar a perseguição a Herrin. Beaubier assumiu a liderança na sexta volta e duas voltas depois a corrida foi marcada com bandeira vermelha quando um motor partido deixou óleo na pista. A corrida foi então dada como terminada com Beaubier 2,7 segundos à frente de Jacobsen, que forçou a sua passagem por Herrin e ficou em segundo na volta anterior. Cameron Beaubier não apenas venceu a sua 11ª corrida de Superbike na Road America (e 56ª na sua carreira de Superbike), mas também assumiu a liderança do campeonato MotoAmerica de SBK 2023 quando Jake Gagne (Yamaha) sofreu um problema mecânico que o tirou da corrida. Depois de cinco corridas em 2023, Beaubier liderava a disputa pelo título por quatro pontos, 99-95, antes da segunda corrida do fim de semana de Road América. Herrin manteve o terceiro lugar depois de conquistar a pole position com um novo recorde de volta na qualificação na manhã de sábado. Richie Escalante (Suzuki) terminou em quarto pela segunda corrida consecutiva, quatro segundos e meio à frente do sul-africano Cameron Petersen (amaha) que correu apesar de uma lesão no pulso direito. Toni Elias (Suzuki) foi o sexto, bem à frente do sétimo classificado, Corey Alexander (BMW).

Corrida 2: Josh Herrin triunfa com a Panigale

Na tarde de domingo do dia 4 de junho, Josh Herrin levou a Ducati Panigale V4 R para a sua primeira vitória da temporada e a nona vitória de Superbike da sua carreira.

Herrin liderou desde o início e depois lutou com Cameron Beaubier até que a BMW M 1000 RR sofreu uma falha mecânica que deixou o norte-americano fora da corrida. A partir daí, Herrin resistiu à pressão constante da segunda BMW da Tytlers Cycle Racing pilotada por PJ Jacobsen. Mas Herrin foi rápido, consistente e quase sem erros a caminho de uma vitória de 2,01 segundos sobre Jacobsen após 12 voltas no circuito Road America de quatro milhas. A vitória ocorreu diante de uma multidão recorde de três dias de 41.000 espectadores no “Parque Nacional de Velocidade da América”. Jacobsen terminou em segundo pelo segundo dia consecutivo depois de cruzar a linha de chegada cerca de oito segundos à frente de Jake Gagne (Yamaha). Para Gagne, o terceiro lugar foi um alívio de um fim de semana que ele e a equipa gostariam de esquecer. Problemas mecânicos afetaram a equipa nos primeiros dois dias do fim de semana da Road America e Gagne não conseguiu terminar a corrida de sábado, o que lhe custou a liderança em pontos no campeonato. No entanto, com a não finalização de Beaubier combinada com o terceiro lugar de Gagne, o americano da Yamaha estava de volta ao topo da classificação de pontos do campeonato por 12 pontos sobre Beaubier, 111-99. Herrin, por sua vez, saltou para o terceiro lugar na classificação com 90 pontos. Cameron Petersen (Yamaha) terminou em quarto lugar, apesar de correr com o pulso direito lesionado. Toni Elias foi quinto naquela que foi a última corrida do espanhol ao anunciar sua retirada na TV americana, imediatamente após a corrida. Elias passou por Mathew Scholtz, vencendo o sul-africano por apenas 0,161 de segundo. Ambos ficaram bem à frente de Corey Alexander que superou Richie Escalante, da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, por meio segundo. Mathew Scholtz foi o oitavo depois de ser penalizado em duas posições por ultrapassar sob uma bandeira amarela. Ashton Yates, da Scheibe Racing, e Hayden Gillim, da Disrupt Racing, completaram os 10 primeiros.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x