MotoAmérica SBK, Road Atlanta: Terceiro triunfo de Danilo Petrucci
O ex-piloto de MotoGP Danilo Petrucci, garantiu a sua terceira vitória da temporada na classe MotoAmerica de Superbike em Road Atlanta. Na corrida 2, no entanto, a sua Panigale V4R incendiou-se!
Após o início da temporada de MotoAmerica de SBK no Circuito das Américas há duas semanas, o segundo evento do ano aconteceu em Atlanta no último fim de semana. Pontos importantes estavam em jogo para os pilotos e equipas no circuito com 4,1 km de extensão. O piloto da Ducati Danilo Petrucci chegou ao evento de Atlanta como líder e estava ansioso para provar que poderia vencer numa pista que era nova para ele.
Na qualificação de sábado foi o campeão da temporada anterior, Jake Gagne, da Yamaha, que fez a volta mais rápida. O americano estabeleceu um novo recorde de percurso em torno do percurso espetacular em 1:23.407 minutos e foi 0,060 segundos mais rápido que Petrucci. O italiano lutou pelo 2º lugar da grelha, enquanto o companheiro de equipa de Gagne, Cameron Petersen, da África do Sul, ficou em 3º.
A primeira corrida na tarde de sábado começou no espírito do atual campeão Gagne. O piloto de 29 anos assumiu a liderança e tentou se destacar no topo com seu ótimo ritmo que lhe rendeu 17 vitórias no ano passado. Mas na 6ª volta o sonho acabou. O piloto da Yamaha caiu na curva 5 e teve que ver Petrucci, apenas um segundo atrás dele, conquistar a sua terceira vitória da temporada. Mathew Scholtz (Yamaha) e o piloto da Suzuki Jake Lewis cruzaram a linha de chegada atrás de “Petrux”. O ex-piloto de GP’s Hector Barbera terminou em quarto com a sua BMW M 1000 RR.
A segunda corrida no domingo foi significativamente mais caótica. Após o início da corrida, Jeremy Coffey (Suzuki) caiu e a corrida teve que ser interrompida. Quando a segunda tentativa estava em pleno andamento, o camião da TV entrou em greve, a transmissão foi interrompida porque e não havia energia na sala de controle.
A terceira tentativa na corrida 2 correu conforme o planeado, mas o antigo piloto de MotoGP Danilo Petrucci não foi muito longe. A sua Ducati Panigale V4R atrapalhou o piloto de 31 anos quando o motor parou e pegou fogo na primeira volta. Isso deu a Gagne um caminho claro para sua primeira vitória em 2022. Após um defeito técnico e um 3º lugar em Austin e um acidente na primeira corrida de Atlanta, foi a primeira vitória da estrela da Yamaha. Como Mathew Scholtz também não viu a bandeira quadriculada (uma queda), Gagne conseguiu somar muitos pontos na classificação geral. Cameron Petersen fez uma dobradinha da Yamaha, com Kyle Wyman em terceiro no pódio como substituto de PJ Jacobsen.
Na classificação geral, Petrucci lidera com 75 pontos à frente de Scholtz, que tem 60 pontos. Cameron Petersen é terceiro com 49 pontos, quatro pontos à frente de Barbera em quarto, Richie Escalante é o piloto Suzuki mais bem colocado, à frente de Gagne que tem 41 pontos até agora e é sexto.
MOTOAMÉRICA SBK (APÓS 4 CORRIDAS)
1º Petrucci, 75 pontos
2º Scholtz, 60º
3º Petersen, 49º
4º Barbera, 46º
5º Escalante, 42º
6º Gagne, 41º