MotoAmérica SBK, Nova Jersey: Yamaha fecha com dupla vitória a temporada

Por a 8 Outubro 2023 19:58

A corrida MotoAmerica do Medallia Superbike de sábado foi realizada sob uma tempestade no New Jersey Motorsports Park. O já campeão Jake Gagne (Fresh N Lean Progressive Yamaha) conquistou a 11ª vitória desta temporada. O companheiro de equipa JD Beach que substituiu o lesionado Cameron Petersen venceu a segunda corrida no domingo.

O tricampeão da MotoAmerica Medallia Superbike venceu a sua 11ª corrida da temporada e a 40ª corrida de Superbike da sua carreira em condições horríveis no NJMP. Gagne venceu como habitualmente, liderou na curva 1, ganhou distância rapidamente e manteve a liderança até o final da corrida de 16 voltas, que foi encurtada devido ao mau tempo.

Gagne venceu na frente do seu companheiro de equipa, JD Beach que substituiu o lesionado Cameron Petersen, ficou entre os quatro primeiros durante a corrida e aproveitou quedas, saídas de pista e uma penalidade dada a PJ Jacobsen, da Tytlers Cycle Racing, depois do nova-iorquino ultrapassar Josh Herrin (Warhorse HSBK Racing Ducati NYC), sob uma bandeira amarela.

Quando a poeira (ou lama) baixou, Beach ficou em segundo, com Jacobsen caindo para quarto com o penalização. Enquanto a equipe Tytlers Cycle Racing viu seu piloto líder cair do segundo para o quarto lugar, eles também aproveitaram o oposto com o companheiro de equipe de Jacobsen, Corey Alexander, conquistando o primeiro pódio de MotoAmerica Superbike da sua carreira. Alexander foi firme e rápido e terminou cerca de quatro segundos atrás de Beach e à frente de Jacobsen. O sul-africano Mathew Scholtz, da Westby Racing, foi quinto na pista, mas sexto nos resultados oficiais depois de ser penalizado por expulsar Herrin da pista ao ultrapassar o piloto da Ducati para o quinto lugar.

Richie Escalante (Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki ) teve o seu pior resultado da temporada em 11º . O mesmo valeu para Bobby Fong, da Wrench Motorcycles, que ficou em 13º .

Corrida 1 de Superbike:Jake Gagne (Yamaha); 2º JD Beach (Yamaha); 3º Corey Alexander (BMW); 4º PJ Jacobsen (BMW); 5º Josh Herrin (Ducati).

JD Beach quatro anos depois da última vitória

JD Beach foi o mestre das condições duvidosas da pista no domingo em Nova Jersey, com o piloto da Fresh N Lean Progressive Yamaha Racing a controlar a última corrida da temporada a partir da sexta das 16 voltas para marcar a segunda vitória da MotoAmerica Medallia Superbike de sua carreira e a sua primeira em quatro anos.

Com uma pista seca causando um pouco de confusão antes da partida, Beach e a maioria do contingente da Medallia Superbike optaram por pneus de chuva Dunlop, enquanto dois deles optaram por slicks. Acontece que os pneus de chuva foram a decisão certa que Beach e sua equipa tomaram pouco antes do início da corrida.

Foi PJ Jacobsen, da Tytlers Cycle Racing, quem liderou a corrida nas primeiras cinco voltas antes de Beach avançar para o nova-iorquino. Depois do passar, Beach afastou-se antes de diminuir o ritmo para cruzar a linha de chegada 5,4 segundos à frente de Jacobsen. Com Jacobsen terminando em segundo, foi o seu companheiro de equipe Corey Alexander quem terminou em terceiro pelo segundo dia consecutivo. No domingo, no entanto, Alexander, montado na BMW da Tytlers Cycle Racing, foi o terceiro na pista e não foi necessária a penalidade de dois pontos de Jacobsen para movê-lo para a posição como aconteceu no dia anterior. Alexander ficou feliz com o primeiro pódio, mas mais feliz com o segundo.

O tricampeão de Superbike da MotoAmerica, Jake Gagne, terminou em quarto, com o piloto da Fresh N Lean Progressive a terminar fora do pódio pela primeira vez em toda a temporada nas corridas que terminou. Brandon Paasch, da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, foi o quinto, três segundos atrás de Gagne e apenas 0,274 de segundo à frente de seu companheiro de equipe Richie Escalante. Danilo Lewis, do Team Brazil, teve o seu melhor resultado na MotoAmerica Superbike em sétimo, com Bobby Fong, da Wrench Motorcycles, em oitavo. Ashton Yates, da Scheibe Racing, e Max Flinders, da Thrashed Bike Racing, completaram o top 10.

Os notáveis ​​que faltam nos resultados são Josh Herrin, da Warhorse HSBK Racing Ducati NYC, e Mathew Scholtz, da Westby Racing. Tanto Herrin quanto Scholtz optaram pelos slicks e ambos caíram no início da corrida.

A classificação final do MotoAmerica Medallia Superbike Championship de 2023 foi liderada pelos 420 pontos do piloto do Colorado Jake Gagne, com Josh Herrin em segundo e PJ Jacobsen em terceiro. Scholtz terminou em quarto lugar, empatado com Escalante. O sexto lugar foi para Cameron Beaubier, com o pentacampeão de MotoAmerica Superbike a perder as últimas quatro corridas da temporada devido a lesão.

Corrida 2 de Superbike: JD Beach (Yamaha); 2º PJ Jacobsen (BMW); 3º Corey Alexander (BMW); 4º Jake Gagne (Yamaha); 5º Brandon Paasch (Suzuki); etc.

Classificação final do Campeonato MotoAmérica SBK:

1º Jake Gagne (Yamaha) – Campeão 2023,  420 pontos

2º Josh Herrin (Ducati) 272

3º PJ Jacobsen (BMW) 266

4º Matheus Scholtz (Yamaha) 205

Richie Escalante (Suzuki) 205

Cameron Beaubier (BMW) 203

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x