MotoAmérica SBK, Austin: Jake Gagne e Josh Herrin vencem no COTA
Depois de conquistar o seu terceiro Campeonato MotoAmerica Medallia Superbike duas semanas antes em Pittsburgh, Jake Gagne (Fresh N Lean Progressive Yamaha) foi ao Circuito das Américas vencer a sua 39ª corrida AMA Superbike da sua carreira, num sábado escaldante e na penúltima prova do ano. No domingo, foi a vez de Josh Herrin (Warhorse HSBK Racing Ducati NYC) levar à vitória a Panigale V4R no Texas.
O piloto do Colorado bateu no COTA o mexicano Richie Escalante (Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki) por 2,5 segundos que conquistou o primeiro pódio da sua carreira na Medallia Superbike depois de uma corrida quase perfeita. O mesmo valeu para o terceiro lugar do ‘flat tracker’ JD Beach que alcançou o pódio na sua apenas segunda corrida como piloto substituto do lesionado Cameron Petersen. O pódio foi o primeiro de Beach na classe Superbike desde que terminou em segundo, atrás de Cameron Beaubier, no New Jersey Motorsports Park em 2019. Beach terminou apenas 0,172 segundos atrás de Escalante depois de persegui-lo nas últimas voltas e 4,38 segundos à frente de PJ Jacobsen, da Tytlers Cycle Racing.
Mathew Scholtz, da Westby Racing, foi o quinto, 18 segundos atrás de Gagne e 8,4 segundos à frente de Corey Alexander, da Tytlers Cycle Racing – o nova-iorquino finalmente brilhou após algumas rondas difíceis. Bobby Fong, da Wrench Motorcycles, ficou apenas alguns segundos atrás de Alexander, em sétimo, com Ashton Yates, da Aftercare Scheibe Racing, em oitavo, igualando seu melhor resultado do ano. Stefano Mesa, da Tytlers Cycle Racing, foi o nono na sua estreia na Superbike na BMW M 1000 RR desocupada de Cameron Beaubier, com Max Flinders, da Thrashed Bike Racing, a completar o top 10.
Notáveis entre os não finalistas foram Josh Herrin, da Warhorse HSBK Racing Ducati NYC, e Brandon Paasch, da Vision Wheel M4 Suzuki. Quando estava em quinto, a Ducati de Herrin sofreu um problema mecânico que o tirou da corrida. Paasch, por sua vez, caiu e ficou fora da corrida nas primeiras voltas, saíndo ileso do acidente.
Corrida 1 de Superbike: 1º Jake Gagne (Yamaha); 2º Richie Escalante (Suzuki); 3º JD Beach (Yamaha); 4º PJ Jacobsen (BMW); 5º Mathew Scholtz (Yamaha); etc.
Josh Herrin vence com a Ducati no domingo
Josh Herrin (Warhorse HSBK Racing Ducati NYC), compensou o péssimo sábado no Circuito das Américas com uma vitória direta sobre o tricampeão da Medallia Superbike, Jake Gagne, na final de domingo na MotoAmerica Superbikes no Texas.
Um dia depois da sua Ducati Panigale V4 R falhar na primeira corrida, a moto estava perfeita no domingo e Herrin também. Herrin liderou a largada e permaneceu na frente durante todas as 10 voltas da corrida interrompida pela bandeira vermelha, com Gagne no seu encalço o tempo todo. No final Herrin estava quatro segundos à frente, com Gagne desistindo da perseguição na última volta. A dupla foi a única a rodar em 2:09, com Gagne a conseguir a volta mais rápida da corrida com 2:09,746 contra 2:09,776 de Herrin.
O terceiro lugar foi para PJ Jacobsen, da Tytlers Cycle Racing, com o nova-iorquino cerca de cinco segundos atrás de Gagne. Bobby Fong, da Wrench Motorcycles, foi o quinto colocado e aproximou-se de Jacobsen, terminando cerca de seis segundos atrás do piloto da BMW. Brandon Paasch, da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, terminou em quinto, cinco segundos à frente de Ashton Yates, da Aftercare Scheibe Racing, que teve Stefano Mesa, da Tytlers Cycle Racing, nos seus calcanhares e apenas 0,341 de segundo atrás na linha de chegada. O companheiro de equipe de Mesa, Corey Alexander, estava na luta pelo sétimo lugar quando fez uma grande defesa do que parecia ser uma queda certa na sua BMW M 1000 RR. Alexander ficou bem à frente de Danilo Lewis, do Team Brazil, com Max Flinders, da Thrashed Bike Racing, a completar o top 10.
Entre os pilotos que não pontuaram estavam dois dos três pódios do dia anterior – JD Beach da Fresh N Lean Progressive Yamaha e Richie Escalante da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, com ambos os pilotos a cairem. Para Beach foi a segunda queda do dia, já que também caiu na primeira parte da corrida, antes da bandeira vermelha. Escalante, por sua vez, caiu quando ia no terceiro lugar logo atrás de Gagne. Mathew Scholtz, da Westby Racing, estava no lugar errado e na hora errada tendo sido apanhado pela queda de JD Beach. Nenhum dos pilotos sofreu lesões.
Havia três fabricantes diferentes no pódio e quatro marcas diferentes entre os cinco primeiros: Ducati, Yamaha, BMW e Suzuki. Com apenas as duas corridas do New Jersey Motorsports Park restantes no calendário, Gagne e os seus insuperáveis 382 pontos encerraram o campeonato com Herrin solidificando a sua posição no segundo lugar. Herrin está 28 pontos à frente de Jacobsen, 261-233.
Corrida 2 de Superbike: 1º Josh Herrin (Ducati); 2º Jake Gagne (Yamaha); 3º PJ Jacobsen (BMW); 4º Bobby Fong (Yamaha); 5º Brandon Paasch (Suzuki); etc.