MotoAmérica: Dupla vitória para a Suzuki em Supersport
A Suzuki Motor, LLC e Team Hammer deram início ao Campeonato de MotoAmerica AMA/FIM North American Road Racing de 2021 com duas vitórias em corridas, três pódios e uma pole na abertura de temporada no último fim-de-semana em Road Atlanta, na Geórgia.
Sean Dylan Kelly (Suzuki M4 Ecstar) que cumpriu a promessa de voltar ainda mais forte em 2021, após cinco vitórias no campeonato de Supersport da MotoAmerica há um ano atrás, conseguiu a pole nas Supersport e vitórias consecutivas em Road Atlanta, terminando as duas corridas distante dos seus perseguidores. Como resultado, Kelly vangloria-se agora de quatro vitórias consecutivas na categorias, contando com as duas do final da época passada.
“Isto foi espantoso”, começa por dizer Dylan Kelly. “É espantoso ver fãs aqui novamente a aplaudir-nos. É para isto que trabalhamos como uma equipa. Para mim, esta época baixa, foi realmente dura depois de uma época difícil em 2020. Mas é para isto que trabalhamos. Cheguei a 2021 melhor do que nunca e a minha equipa também. Trabalhámos muito este fim-de-semana e esta é a nossa recompensa.”
O novo colega de equipa de Kelly, Sam Lochoff, impressionou na sua classe de MotoAmerica Supersport e na sua estreia na equipa. O sul-africano conseguiu duas vezes um quinto lugar no sábado e um sétimo posto no domingo, apesar de ainda se estar a aclimatar às Supersport.
Por seu turno, a dupla das SBK Bobby Fong e Cameron Petersen, com a Suzuki M4 ECSTAR também mostrou um grande potencial. Fong conseguiu o segundo lugar na corrida de Superbike no sábado a bordo da sua moto de fábrica GSX-R1000, mostrou bom ritmo e preparava-se para a desforra de domingo. No entanto, por ter antecipado a partida o californiano foi penalizado com uma passagem pela boxes (ride-thru) enquanto ia na frente do pelotão. Essa penalização eliminou Fong da disputa pela vitória, mas ainda assim conseguiu chegar ao quinto lugar no final, sendo na maior parte do tempo o piloto mais rápido em pista.
“Não foi um mau fim-de-semana. Saímos inteiros, sem falhas, e conseguimos alguns pontos. Saltei a partida na segunda corrida e peço desculpa à equipa por isso”, desculpou-se Fong no final da corrida. Já o sul-africano Cam Petersen alcançou um par de quartos lugares, apesar de pilotar a menos de 100% devido a um pé lesionado.
Vários outros pilotos com o emblema da Suzuki deixaram por demonstrar todo o seu potencial, como Wyatt Farris que obteve um 10º e 13º lugares nas Stock 1000 – após uma lesão na pré-época ter dificultado o seu programa de testes – ou ainda o ultra talentoso Jake Lewis, da Altus Motorsports Suzuki que já venceu por duas vezes com a GSX-R1000 do Team Hammer em provas de Stock 1000, garantindo em Road Atlanta um par de quartos lugares.
Depois desta abertura de temporada 2021, o disputado campeonato MotoAmérica segue para a segunda ronda no Virginia International Raceway em Alton, Virginia, de 21 a 23 de Maio.