MotoAmérica, AMA SBK: Petrucci líder a três jornadas do final
Jake Gagne, o atual campeão da MotoAmerica, venceu a primeira corrida no Minnesota mas caiu na segunda, dando de bandeja a vitória a Danilo Petrucci que assim volta a comandar o campeonato AMA SBK.
No quente e ensolarado cenário do Minnesota, nos EUA, disputou-se a oitava jornada do campeonato AMA SBK. Jake Gagne (Yamaha) que partiu da posição da pole para a corrida de sábado, rapidamente escapou dos seus perseguidores para vir a concluir a corrida com uma vantagem de 5,34s e comemorar a sua 25ª vitória da carreira na categoria.
O segundo lugar foi intensamente disputado entre Cameron Petersen (Yamaha) e Danilo Petrucci (Ducati) durante grande parte da corrida, mas um erro e uma ligeira saída de pista a poucas voltas do final, comprometeu a corrida de Danilo Petrucci que entregou de bandeja o segundo lugar ao sul-africano companheiro de equipa de Gagne.
Com uma lesão no pulso esquerdo após um grande acidente no Q2 na manhã de sábado, Matheus Scholtz correu em ‘modo de sobrevivência’ mas ainda assim conseguiu levar a sua Yamaha R1 ao quarto lugar, a 9,3 segundos de Petrucci. O quinto lugar ficou na posse de PJ Jacobsen com a BMW M 1000 RR, fechando Hayden Gillim com a Suzuki GSX-R a classificação dos seis primeiros.
Petrucci: “Não tinha nada a perder”
Justamente quando tudo corria bem a Jake Gagne na segunda corrida e o norte-americano parecia estar a caminho da nona vitória este ano, o piloto da Yamaha acabou por ser vítima de um dos muitos ressaltos no asfalto do Brainerd International Raceway destruindo praticamente a sua moto. Gagne escapou ileso mas a sua vantagem pontual no campeonato diluiu-se rapidamente no final a favor de Petrucci.
Com a sua quarta vitória da temporada, e primeira desde Road Atlanta em abril, o italiano da Ducati volta ao topo do campeonato. A três jornadas e seis corridas do final do campeonato, Petrux recuperou a posição de líder passando a dispor de 13 pontos de vantagem sobre Jake Gagne – prometendo uma final ao rubro na AMA Superbike 2022.
O sul-africano Cameron Petersen (Yamaha) conquistou o segundo lugar e o seu 11º pódio do ano, sétimo consecutivo. PJ Jacobsen (BMW) igualou o seu melhor resultado do ano com o seu segundo pódio da temporada, terminando o nova-iorquino em terceiro, a cerca de 10 segundos atrás de Petersen. Hayden Gillim (Suzuki) e o espanhol Hector Barbera (BMW) completaram a classificação dos seis primeiros.
Dixit Danilo Petrucci (Vencedor): “Ontem foi difícil. Tentei a primeira volta para ficar o mais próximo possível de Jake (Gagne), mas quase caí, como nos treinos. Hoje eu disse ‘Não tenho nada a perder. Estou atrás dele no campeonato, atrás dele nesta corrida. Então, preciso tentar. No momento em que eu disse, ‘ok, ele foi embora de novo.’ Infelizmente, ele caiu. Sinto muito por ele e espero que esteja bem, mas isto são corridas. O campeonato definitivamente ainda está aberto. O Jake neste momento é um pouco mais rápido que nós, mas preciso ficar na frente dele porque não podemos fazer nenhum cálculo sem ele e precisamos vencê-lo. Obrigado à minha equipa.”
A próxima prova do MotoAmérica está marcada para o próximo fim-de-semana (19 – 21 Agosto) na Pensilvania.
Corrida AMA SBK 1 – Minnesota
1º Jake Gagne (Yamaha)
2º Cameron Petersen (Yamaha)
3º Danilo Petrucci (Ducati)
4º Matheus Scholtz (Yamaha)
5º PJ Jacobsen (BMW)
Corrida AMA SBK 2 – Minnesota
1º Danilo Petrucci (Ducati)
2º Cameron Petersen (Yamaha)
3º PJ Jacobsen (BMW)
4º Hayden Gillim (Suzuki)
5º Hector Barbera (BMW)