MotoAmérica, AMA SBK: Fim-de-semana perfeito para Jake Gagne
Além de sobreviver a um dos momentos mais assustadores da sua carreira no meio da corrida Medallia Superbike no Barber Motorsports Park no domingo, Jake Gagne (Fresh N Lean Progressive Yamaha Racing) teve o fim de semana perfeito no Alabama.
O bicampeão de Superbike da Medallia largou da pole position e liderou todas as voltas a caminho da vitória nas duas corridas.
Corrida 1 SBK
Jake Gagne (Yamaha) venceu a sua segunda corrida da temporada no Barber Motorsports Park no passado sábado, e conseguiu esse triunfo da mesma maneira em que venceu 29 corridas ao longo das temporadas de 2021 e 2022. Largou da pole, abaixou a cabeça e rapidamente abriu uma vantagem de mais de dois segundos e manteve essa liderança até ao final da corrida de 16 voltas.
A vitória, que foi a 31ª da carreira de Superbike de Gagne, tirou-o do empate com Cameron Beaubier no Medallia Superbike Championship do MotoAmérica, assumindo a liderança sozinho, agora com 12 pontos de vantagem sobre Cameron Beaubier (BMW) que terminou em quarto no sábado com a sua M 1000 RR.
O piloto que esteve mais próximo de Gagne no final foi o seu companheiro de equipa, o sul-africano Cameron Petersen que cruzou a linha de chegada 1,8 segundos atrás do bicampeão do Medallia Superbike. O terceiro lugar foi para Mathew Scholtz, da Westby Racing, o que permitiu à Yamaha ocupar os três lugares de pódio. Scholtz terminou 6,1 segundos atrás de Gagne e 2,8 segundos à frente de Beaubier.
Beaubier, por sua vez, livrou-se da batalha em que se encontrou no início com Josh Herrin (Ducati), Richie Escalante (Suzuki )e PJ Jacobsen (BMW) para terminar no quarto lugar a corrida 1 de SBK. Jacobsen foi quinto, cerca de oito segundos à frente da batalha Herrin / Escalante que percorreu a distância com Herrin a bater Escalante por apenas 0,289 de segundos para ficar em sexto.
A corrida de sábado foi encurtada de 20 para 16 voltas devido ao desgaste excessivo dos pneus e a contagem de voltas para a segunda corrida de domingo seria anunciada após a avaliação dos pneus após a corrida 1.
Corrida 2 SBK
A vitória de domingo foi a terceira consecutiva de Gagne que aumentou a sua liderança no campeonato para 24 pontos sobre Cameron Beaubier, da Tytlers Cycle Racing. A vitória também foi a 32ª vitória do AMA Superbike para Gagne e colocou-o num empate em quarto lugar geral com Miguel Duhamel e Toni Elias na lista de vitórias de todos os tempos do AMA Superbike.
O único susto de Gagne foi quando perdeu o controlo da sua Yamaha YZF-R1, correu para a relva e terra no interior da curva três, mas de alguma forma salvou e venceu a corrida de 20 voltas por 2,9 segundos. “Poderia ter sido mau. Tive sorte ”, admitiu Gagne após a corrida.
Mathew Scholtz, da Westby Racing, foi segundo com a sua Yamaha YZF-R1, com o sul-africano a levar a melhor sobre Beaubier após uma longa batalha, com esta dupla a cruzar a linha de chegada com apenas 0,161 de segundos. Beaubier, que foi quarto no sábado com o Dunlop R5s de compostos mais duros, mudou para o R3 Dunlop mais macio para a corrida s no domingo e pagou dividendos, batalhando bastante para terminar terceiro.
Richie Escalante, da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, teve o seu melhor fim de semana de Superbike até ao momento e terminou em grande estilo com um impressionante quarto lugar no domingo. Escalante ficou 5,7 segundos atrás de Beaubier e cerca de seis segundos à frente do quinto colocado PJ Jacobsen, com o nova-iorquino a levar a melhor sobre Josh Herrin, da Warhorse HSBK Racing Ducati, que lutou com problemas de desgaste dos pneus.
Com Herrin em sexto, o sétimo foi para Corey Alexander, da Tytlers Cycle Racing, que estava menos de um segundo à frente de Ashton Yates, da Aftercare Scheibe Racing. Toni Elias, da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, foi o nono, com Hayden Gillim, da Disrupt Racing a completar o top 10.
O mais notável dos não finalistas foi o companheiro de equipa de Gagne, Cameron Petersen, com o sul-africano a cair em segundo na primeira volta enquanto tentava acompanhar Gagne.
Corrida AMA SBK 1, Barber Motorsports
1º Jake Gagne (Yamaha)
2º Cameron Petersen (Yamaha)
3º Mathew Scholtz (Yamaha)
4º Cameron Beaubier (BMW)
5º PJ Jacobsen (BMW)
Corrida AMA SBK 2, Barber Motorsports
1º Jake Gagne (Yamaha)
2º Mathew Scholtz (Yamaha)
3º Cameron Beaubier (BMW)
4º Richie Escalante (Suzuki)
5º PJ Jacobsen (BMW)
Campeonato
1º Jake Gagne (Yamaha) 95 Pontos
2º Cameron Beaubier (BMW) 74
3º Mathew Scholtz (Yamaha) 63
4º Josh Herrin (Ducati) 49
5º Richie Escalante (Suzuki) 43
6º Cameron Petersen (Yamaha) 33
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoAmérica SBK: BMW domina em Austin com Cameron Beaubier16 Setembro 2024 10:54
-
MotoAmérica: Dylan Kelly lidera treinos no COTA14 Setembro 2024 08:00
-
MotoAmerica: Herrin chega como líder ao Texas13 Setembro 2024 10:30
-
MotoAmérica SBK: Show Ducati em Mid-Ohio20 Agosto 2024 13:15