Michael Dunlop venceu hoje a corrida de Superbikes na Ilha de Man igualando recorde de McGuiness
Michael Dunlop junta-se a John McGuinness como o segundo piloto mais bem-sucedido na história do Isle of Man TT, ao obter uma vitória sempre a liderar na corrida de 6 voltas de hoje na Classe de Superbikes aos comandos de uma Honda CBR 1000RR-R.
Fonte BBC
Tendo já vencido ontem, sábado, na abertura na classe de Supersport, Dunlop elevou a sua contagem pessoal para 23 com esta sua segunda vitória na semana de competições TT na Ilha de Man. O piloto de 34 anos está três atrás do recorde de 26 vitórias obtidas pelo seu lendário tio, o piloto Joey Dunlop.
Para o norte-irlandês, esta foi a quinta vitória na corrida de Superbike, mas a primeira desde 2018. Michael está programado para competir em mais seis corridas nos próximos dias.
Peter Hickman ficou em segundo, 8,2 segundos atrás de Dunlop, ultrapassando Dean Harrison na última volta, assim como fez na corrida de Supersport, a margem entre os dois pilotos ingleses foi de 2,4 segundos nesta ocasião.
Dunlop envia assim uma mensagem clara aos seus principais rivais ao quebrar, não oficialmente, o recorde absoluto de cinco anos do piloto Hickman na qualificação, desta forma e com uma exibição enfática nesta corrida de domingo de 226 milhas.
A bordo da sua Hawk Racing Honda, Dunlop conseguiu uma vantagem de 6,2 segundos sobre Harrison, piloto da DAO Kawasaki Racing, após a primeira volta, todo um novo recorde de volta para a corrida de Superbike à média de 134,519 mph desde o início.
Hickman, vencedor das duas etapas anteriores de Superbikes, comentou estar com um problema intermitente de caixa rápida e problemas de travagem, ficou mais cinco segundos atrás, no terceiro lugar.
O líder da corrida, Dunlop, aumentou ainda mais o ritmo na sua segunda volta do percurso Mountain Course, conseguindo uma velocidade média de volta melhorada de 135,046 mph, aumentando assim a sua vantagem sobre Harrison para 14 segundos.
O piloto de Ballymoney consolidou a vantagem a partir daí e até ao fim fazendo a dobradinha no fim de semana de abertura do TT deste ano, alcançando a sétima vitória em motos Honda de sua carreira no TT. O seu fantástico desempenho foi ainda ilustrado pelo facto de ter quebrado o recorde da corrida de Superbike de Hickman em 56 segundos – com um tempo de 16 minutos e 54,322 segundos.
Michael Dunlop já venceu seis corridas de ‘big bikes’ em parceria com a equipe Hawk Racing de Stuart e Steve Hicken, a juntar aos seus sucessos anteriores vindos de Superbike em máquinas BMW, em 2014 e 2016, depois uma nova vitória numa Suzuki no 2017 Senior .
Hickman terminou a corrida com a melhor velocidade de volta do que Dunlop, com uma volta final de 135,445 mph para garantir o segundo lugar – menos de cinco centésimos de segundo fora de sua referência absoluta no percurso.
O piloto da OMG Racing Yamaha, James Hiller, foi o quarto, com Jamie Coward e John McGuinness completando os seis primeiros e o bicampeão britânico de Superbike, Josh Brookes, em sétimo. Davey Todd se desistiu na sua Honda Milenco by Padgett’s, quando lutava por uma posição alta na tabela de classificação.
Classificação dos 10 primeiros na Classe Superbike