IOMTT, Sénior TT: Hickman cai, Dunlop tem problemas e Todd vence
Nem Peter Hickman nem Michael Dunlop viram a bandeira axadrezada no Senior TT, pelo que o caminho ficou livre para Davey Todd, que relegou Josh Brookes para o segundo lugar.
O Senior TT é o destaque do Tourist Trophy todos os anos e é aguardado com grande entusiasmo. Muitos dos participantes dariam muito para estar no degrau mais alto do pódio do vencedor após esta corrida. Dos pilotos que participaram este ano, John McGuinness, Ian Hutchinson, Peter Hickman, Michael Dunlop e Dean Harrison já o fizeram.
Por razões de segurança, o Senior TT foi encurtado de seis para quatro voltas, o que significa que haveria apenas um pit stop. Isto reduz o risco de um erro como o que aconteceu com Michael Dunlop na corrida de Superbike. O norte-irlandês estava na liderança por mais de 25 segundos quando parou pela segunda vez. Algo de errado sucedeu na troca da viseira e teve que parar na beira da pista para a consertar.
Filme da corrida
Peter Hickman e Davey Todd definiram claramente o ritmo nos primeiros 24 quilómetros até Glen Helen. Os dois pilotos da BMW estavam apenas a um décimo de segundo de diferença, Dunlop em terceiro lugar já perdia 2,4 segundos, Dean Harrison (Honda) estava mais 1,3 segundos atrás, mas com três segundos de vantagem sobre Josh Brookes (BMW). Os favoritos começavam a separar-se do pelotão.
No Bungalow, Hickman bateu Todd por mais de três segundos e Brookes passou à frente de Harrison para o terceiro lugar. Para Dunlop, o sonho da vitória foi destruído. Teve obviamente problemas mecânicos passando neste ponto a velocidade reduzida, para pouco depois desistir. Isso significa que o recorde de cinco vitórias de Ian Hutchison numa semana permanece intocável em 2024.
Após a primeira volta a ordem dos 10 primeiros: Peter Hickman 2,694 segundos à frente de Todd, Brookes, Dean Harrison, James Hillier (Honda), Mike Browne (Aprilia), McGuinness, Shaun Anderson (Suzuki), Nathan Harrison (Honda) e Dominic Herbertson (BMW).
Este domingo foi um dia para esquecer para Hickman. Se a sua vitória na corrida de Superbike derivou em grande parte do problema de Michael Dunlop com a viseira, a sorte escapou-se entre os dedos no Senior TT, porque o azar atingiu o 14 vezes vencedor do TT da Ilha de Man. Na segunda volta em Ballaugh Bridge, ainda na liderança por mais de oito segundos, Peter Hickman caiu em Ginger Hall, felizmente sem se lesionar.
Assim, no pit stop, não só a ordem dos três primeiros foi virada de cabeça para baixo, como a tensão desapareceu repentinamente. Todd tinha uma vantagem tranquilizadora de quase 20 segundos sobre Brookes, que por sua vez estava 15 segundos à frente de Harrison. Os intervalos de tempo eram consideráveis.
Como vencedor da classe Superstock no BSB, Davey Todd, que pilotou pela Padgett’s Racing no ano passado e agora está na equipa de Hector e Philip Neill na Milwaukee BMW, chegou ao Tourist Trophy deste ano com muita autoconfiança. Sentia-se pronto para vitórias e o jovem britânico não deveria se enganar – até porque já foi capaz de infligir a derrota a Hickman na corrida Superstock.
Antes da última volta, Davey Todd lidera com mais de meio minuto, Brookes caminha para o seu melhor resultado no Tourist Trophy e Harrison, em terceiro, não tem medo de atacar porque Hillier já perdeu mais de 30 segundos para o colega de marca. Davey Todd, que só subiu ao pódio uma vez no TT este ano, cruzou a linha de chegada depois de uma hora, oito minutos e 9,761 segundos no primeiro lugar. A vitória no Senior TT foi celebrada com um ‘cavalinho’ a bordo da BMW M1000 RR vermelha da Millwauke.
Resultado, TT Sénior
1.Davey Todd (GB), BMW. 2. Josh Brookes (AUS), BMW. 3. Dean Harrison (GB), Honda. 4. James Hillier (GB), Honda. 5. John McGuinness (GB), Honda. 6. Mike Browne (IRL), Aprilia. 7. Nathan Harrison (GBM), Honda. 8. Shaun Anderson (GB), Suzuki. 9. Michael Rutter (GB), BMW. 10. Paul Jordan (GB), Honda.