IOMTT, Corrida Superbike: Peter Hickman aproveita erro de Dunlop para vencer
Peter Hickman aproveitou uma paragem nas boxes terrível de Michael Dunlop para vencer a primeira corrida da classe Superbike TT no Tourist Trophy da Ilha de Man.
Dunlop liderava por mais de 20 segundos quando faltava uma volta e meia para o final. Mas um problema com a sua viseira nas boxes causou um atraso inesperado. Primeiro Dean Harrison liderou a corrida, depois Hickman assumiu a liderança para conquistar a vitória.
Dunlop, na sua tentativa de vencer a 27ª corrida de TT, um recorde de sempre, ficou limitado ao quarto lugar. Hickman venceu a sua 14ª corrida global no TT.
Michael Dunlop tem mais seis hipóteses de vencer o recorde da 27ª corrida de TT no evento deste ano.
Filme da corrida
Davey Todd (BMW) completou a primeira volta no Snaefell Mountain Course após 16:50,495 minutos (média de 216,323 lm/h) e estava 2,2 segundos à frente de Dunlop, que parecia ter ganho asas com sua vitória no dia anterior nas Supersport. Dean Harrison estava a mais meio segundo e Peter Hickman em quarto já perdia cinco segundos para o líder. Hillier, Coward, Cummins, McGuinness, David Johnson e Mike Browne completavam o top 10.
Michael Dunlop assumiu o comando na segunda volta. Antes de entrar em Mountain Mile estava quatro segundos à frente de Todd. Os tempos parciais são inferiores ao recorde de volta de Hickman no ano passado. É então tempo para ir às boxes para reabastecer, trocar o pneu traseiro e a viseira do capacete. Hickman está em terceiro lugar, à frente de Harrison. Dunlop está pouco mais de nove segundos à frente de Hickman, que está 0,4 segundos atrás de Todd. Harrison ainda está em quarto lugar, a sua diferença aumentou e uma vitória já parece estar fora do seu alcance.
A meio da corrida de 364,35 quilómetros, Dunlop também ocupa o primeiro lugar e já se passaram mais de 50 minutos desde a partida. O seu colega de marca Honda, Harrison, que ainda está na quarta posição, a mais de meio segundo. Na luta pela vitória, parece ter sido tomada uma decisão preliminar. Todd já perdeu mais de 17 segundos para Dunlop. Hickman está 21 segundos atrás e apenas nove segundos à frente de Harrison.
Na segunda ida às boxes a ordem dos 10 primeiros é: Dunlop, Todd +25,135 segundos, Harrison – ele melhorou extremamente no turbilhão da Dunlop – +31,050, Hickman +33,110, Coward, McGuinness, Hillier, Johnson , Browne e Michael Rutter. Um erro descuidado custa à Dunlop a liderança porque a viseira não está fixa corretamente. Ele tem que parar e perde um minuto. Através deste drama, a liderança passa para Harrison sobre Hickman e Todd. Apenas nove segundos separam os três primeiros. Dunlop está em quarto lugar, 20 segundos atrás de Todd, que está logo atrás dele na estrada.
Na quinta volta a classificação vira-se de cabeça para baixo. Na área de Ramsey Hairpin é Hickman quem lidera, Harrison é o segundo à frente de Todd. Se nenhum dos pilotos à sua frente tiver problemas, então um pódio provavelmente estará fora do alcance de Dunlop. No final desta volta, Hickman lidera Harrison por 2,097 segundos, Todd, 6,8 segundos atrás, ainda não desistiu. Da próxima vez, talvez Dunlop deva mudar o capacete e não a viseira como Harrison fez.
Na última volta, Peter Hickman não podia deixar que a vitória lhe fosse tirada. Com a possibilidade de obter a sua 14ª vitória no TT, entra num verdadeiro frenesim. Atrás dele, Todd passou na frente de Harrison. Os últimos quilómetros têm que decidir o 2º e 3º lugares e isso cai a favor de Todd. Embora Dunlop tenha melhorado o seu próprio recorde de volta de Superbike estabelecido na primeira volta,teve que aguentar um ingrato quarto lugar. Para Hickman é a 14ª vitória no TT, igualando o scoore do imortal Mike Hailwood.
Resultado da Corrida TT Superbike 1
1. Peter Hickman
2. Davey Todd + 5.84
3. Dean Harrison +5.201
4. Michael Dunlop +15.116
5. James Hillier +01:32.769
6. John McGuinness +2.887
7. Jamie Coward +0.232
8. Mike Browne +02:04.438
9. Michael Rutter +01:25.995
10. Brian McCormack +15.048