EWC, Johann Zarco ‘Se eu tiver a oportunidade, se o calendário funcionar’
Johann Zarco tornou-se vencedor de uma corrida do Campeonato do Mundo de Endurance FIM na sua primeira tentativa no Japão, no passado fim de semana, descrevendo o seu feito como um “grande alívio”.
Zarco, um vencedor de corridas no MotoGP, juntou forças com Takumi Takahashi e Teppei Nagoe para formar a equipa Team HRC with Japan Post, que conseguiu a terceira vitória consecutiva nas 8 Horas de Suzuka e deu à Honda a sua 30ª vitória no icónico evento.
“Sinto-me bem porque quando se atinge este objetivo e se consegue a vitória é um grande alívio”, disse Zarco, de 34 anos. “Sinto-me feliz, orgulhoso e isso dá-me uma grande satisfação. Fiquei muito impressionado com o ritmo do Takumi e com o seu controlo da corrida. Estou muito contente com o progresso que o Teppei fez desde o teste até à corrida. Os três pilotos foram necessários para esta vitória porque, com o calor, todos precisámos de controlar a energia.”
Começando a 45ª Coca-Cola Suzuka 8 Hours Endurance Race em terceiro na grelha, a Team HRC com a Japan Post passou para a liderança antes do final da hora de abertura e manteve-se à frente do pelotão de perseguição depois disso. Apesar de uma penalização de 40 segundos devido a uma infração na paragem nas boxes ter feito com que a margem de vitória sobre a Yamalube YART Yamaha EWC Official Team fosse de apenas 7,860s, isso não desvalorizou o enorme feito de Zarco ao vencer na sua primeira participação em Suzuka.
De facto, Zarco, que se tornou o primeiro francês desde 1989 a vencer as 8 Horas de Suzuka, ajudou a Team HRC a bater um novo recorde depois de ter conseguido, juntamente com a YART, percorrer 220 voltas durante a corrida, batendo a anterior marca de 219 voltas estabelecida pela Team Cabin Honda em 2002.
“Só tive de aprender e adaptar-me o melhor possível”, disse Zarco. “Esta semana consegui dar um bom passo para fazer muitas voltas e ser muito constante sem gastar muita energia. O calor é sempre um desafio, mas estava a controlá-lo bem e estou contente por termos conseguido fazer um bom trabalho e vencer esta corrida lendária. Eu estava a tentar obter a vitória, consegui e foi perfeito. Mas quando se tem uma grande diferença na primeira posição é preciso controlá-la.”
Quanto às perspectivas de Zarco tentar mais vitórias nas 8 Horas de Suzuka, que contam para o EWC, no futuro, a possibilidade existe. Ele disse: “Se eu tiver a oportunidade, se o calendário funcionar, é um super treino fazer esta corrida, mas também é exigente fisicamente, por isso temos de estar bem organizados para a preparar no calendário. O principal objetivo é o MotoGP, mas se tiver a oportunidade de fazer esta corrida [no próximo ano], aproveito-a, se não, é melhor esperar por outra altura.”
Enquanto Zarco vai concentrar a sua atenção no Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP, a 4 de agosto, a temporada do EWC termina no Circuito Paul Ricard, em França, de 12 a 15 de setembro, com a famosa corrida de 24 horas Bol d’Or.
Imagem:EWC Press Office