EWC: GMT94 Yamaha diz adeus
É uma notícia que surge de forma inesperada, mas mais uma vez é a prova de que na vida tudo tem um princípio e um fim. A GMT94 Yamaha, atual campeã do mundo de resistência por equipas, vai deixar o Mundial de Resistência no final da presente época, que termina no próximo dia 29 de julho com a realização das míticas 8 Horas de Suzuka.
Esta decisão foi anunciada através de um comunicado oficial da formação liderada por Christophe Guyot, antigo piloto de resistência e que ao longo destes largos anos construiu uma das melhores equipas nas lides da endurance.
Para a história ficam, para já, 17 vitórias em eventos do Mundial bem como três títulos mundiais que podem ainda passar a quatro, caso a equipa gaulesa seja bem sucedida em Suzuka com Mike di Meglio, Niccolò Caneppa e o eterno David Checa aos comandos da R1.
“O motociclismo de alto nível necessita de equipas que treinem e de jovens pilotos que queiram chegar ao topo. Esse é objetivo do nosso compromisso, que passará por combinar experiência com juventude. Depois de três títulos mundiais e cinco vice-campeonatos, vamos começar do zero numa disciplina igualmente desafiante e apaixonante. Todos os nossos patrocinadores vão acompanhar-nos nesta nova aventura. Juntos vamos construir uma equipa que permita vencer um campeonato internacional tal como fizemos na resistência. Contudo, para já o nosso objectivo é dar aos nossos pilotos as melhores condições para serem bem sucedidos em Suzuka”, disse Christophe Guyot.
Recorde-se que para além da presença no Mundial de Resistência, a GMT94 Yamaha regressou este ano às competições de ‘sprint’ com a presença no Mundial de Supersport, ainda que esta tenha vindo a ser muito discreta.
Apesar deste cenário, resta esperar pelos próximos tempos para saber qual será o novo projecto que esta equipa terá em mãos a partir de 2019. Os rumores apontam para um reforço da presença no Mundial de Supersport,