EWC: campeonato chega ao icónico circuito de Suzuka para 8 horas emocionantes

Por a 12 Julho 2024 11:41

O Campeonato do Mundo de Resistência FIM 2024 arranca no Japão na próxima semana, quando a 45ª Coca-Cola Suzuka 8 Hours Endurance Race acolher a terceira ronda desta imperdível temporada do EWC (19-21 de julho).

Após dois eventos, um ponto separa a equipa líder Yoshimura SERT Motul e a Yamalube YART Yamaha EWC Official Team, a campeã de 2023, tal tem sido a intensidade da competição. E não faltará intensidade em Suzuka, onde as elevadas temperaturas ambiente e a humidade se combinam com o desafiante traçado da pista para criar, sem dúvida, o teste mais duro do EWC.

Mas não são apenas os ases da categoria Fórmula EWC que enfrentam o histórico traçado de 5,821 quilómetros de Suzuka. O evento também conta para a Taça do Mundo de Endurance da FIM pela primeira vez, dando assim às equipas europeias de Superstock a oportunidade de disputar um dos eventos mais emblemáticos do motociclismo internacional.

Estão a beneficiar de um conjunto de apoio de pneus oferecido conjuntamente pelo promotor do Campeonato do Mundo de Endurance da FIM, Warner Bros. Discovery Sports, e pela Dunlop, o fornecedor oficial de pneus para a categoria Superstock. Através deste acordo, 10 conjuntos de pneus são fornecidos gratuitamente a cada equipa europeia de Superstock que participe no terceiro evento da temporada do EWC. A National Motos Honda FMA (em cima) e a Wójcik Racing Team são os notáveis beneficiários deste incentivo.

Fonte:EWC Press Office

A Tati Team Beringer Racing, a principal equipa independente até agora em 2024 e atualmente em terceiro lugar na classificação geral, também vai a Suzuka-, juntamente com seis outros participantes permanentes no EWC, a BMW Motorrad World Endurance Team, a F.C.C. TSR Honda France, a Kawasaki Webike Trickstar, a KM 99, a Motobox Kremer Racing e a equipa japonesa de Superstock Team Étoile.

Como em todos os eventos do EWC, são realizadas duas sessões de qualificação para todos os grupos de pilotos, para além dos testes, treinos livres e treinos noturnos. No entanto, as 8 Horas de Suzuka também contam com a disputa do Top 10 Trial para decidir os primeiros 10 lugares na grelha de partida para a corrida do próximo domingo.

Depois da Segunda Qualificação, na tarde de sexta-feira, as 10 equipas mais bem classificadas vão para o Top 10 Trial, no sábado à tarde, depois da última sessão de treinos livres. 

Participam dois pilotos por equipa, sendo que cada piloto tem direito a uma volta de reconhecimento para definir o seu tempo após uma volta de aquecimento. A equipa que foi a 10ª mais rápida após a Segunda Qualificação vai em primeiro lugar, com a equipa mais rápida da qualificação a ser a última a correr na Prova dos 10 Melhores.

Os tempos das voltas dos dois pilotos de cada equipa são então combinados para completar a grelha de partida final para as 8 Horas de Domingo. Os pontos de qualificação 5-4-3-2-1 são atribuídos após o Teste dos 10 Melhores e não após a conclusão da Segunda Qualificação, como acontece noutros eventos do EWC.

Imagem:EWC Press Office

author avatar
Miguel Fragoso
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x