EWC, Bol d’Or, 22ª hora: YART Yamaha mantém o favoritismo ao título mundial
A moto da YART Yamaha, pilotada por Niccoló Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika que está no quarto lugar ainda é a principal favorita ao título mundial, apesar dos problemas no sistema de refrigeração líquida com que a R1 número 7 se está a debater. Contudo, a BMW que ocupa o terceiro lugar ainda se mantém na luta pelo título, porque caso suba ao segundo lugar as contas do campeonato complicam-se para os lados da formação japonesa.
A corrida para vencer o Campeonato do Mundo de Endurance de 2023 teve uma reviravolta durante a noite, quando as esperanças da FCC TSR Honda France de obter o segundo título consecutivo cairam por terra.
Depois de conquistar o cobiçado título no Circuito Paul Ricard há 12 meses, a equipa japonesa teve problemas pouco antes das 3h da manhã, quando Mike Di Meglio foi forçado a empurrar a Honda nº 1 depois da moto parar na entrada do pitlane. Apesar dos seus melhores esforços, a equipa foi forçada a abandonar devido a um problema técnico terminal às 03h26.
Após oito horas de corrida, as hipóteses da BMW Motorrad World Endurance de conquistar o título do EWC foram destruídas por um problema electrónico pouco depois das 00h30, que levou cerca de oito minutos para os mecânicos da equipa belga repararem. Estava firme na liderança da luta naquele momento e perdeu mais terreno quando foi forçada a fazer uma segunda paragem não programada às 06h34.
Embora a luta pelo título tenha tomado um rumo decisivo com dois dos três verdadeiros candidatos fora da disputa, o foco – como tem sido desde a 1h da manhã – estava firmemente na batalha pelo primeiro lugar entre a Yoshimura SERT Motul, que liderou após oito horas, e a Yamalube YART Yamaha EWC, o principal beneficiário do drama da queda de Gregg Black durante a noite.
A Suzuki e a Yamaha trocaram de posição com frequência durante a noite. Após 16 horas, a francesa Yoshimura SERT Motul estava na frente por duas voltas para somar mais 10 pontos no segundo ponto intermédio da corrida, enquanto a equipa austríaca YART se aproximava do título do EWC, diminuindo visivelmente o ritmo para garantir os pontos de que necessita – por forma a ultrapassar a FCC TSR Honda na classificação do EWC.
National Motos na luta pelo ceptro das Superstock
Apesar de Valentin Suchet ter caído pouco depois das 2h da noite, a National Motos Honda está a caminho de vencer a Mundial de Resistência da FIM com a equipe francesa a liderar na frente doo Team 33 Louit April Moto e Chromeburner-RAC41-Honda. A OG Motorsport World Endurance Team estava em terceiro durante a noite, mas caiu para quarto quando Chris Leesch ultrapassou Roberto Rolfo às 04h44.
A equipe 18 Sapeurs Pompiers CMS Motostore está em quinto com a Pitlane Endurance – JP3 em sexto, à frente da BMRT 3D Maxxess Nevers, 3ART Best of Bike e Wójcik Racing Team. Tendo começado o Bol d’Or na disputa pelas honras do Troféu Dunlop Superstock, a Honda No Limits e Tecmas-MRP-BMW Racing Team desistiram nos momentos iniciais da prova.
Após duas neutralizações com entrada em pista do Safety Car esta manhã, estamos agora a 2 horas do final da corrida.
A classificação atualizada pode ser consultada no Live Timming em https://www.fimewc.fr/fr/live-timing