EWC, Bol d’Or, Superstock: Desqualificação da RAC41 entrega o título à Louit Moto33
Na Honda #41 foi encontrada uma irregularidade na capacidade do depósito, perdendo assim o título da categoria Stocksport para a Kawasaki #33 de Gamarino, Saltarelli e Calia.
Exatamente como em Suzuka com a TOHO Racing, outra desclassificação ocorreu após a corrida após verificações técnicas. O machado da Direção de Corrida caiu desta vez sobre a Rac41, segunda classificada na corrida e campeã da Stocksport depois dos problemas que obrigaram ao abandono da National Moto.
Lê-se no Comunicado da EWC:
“Durante a Inspeção Técnica Pós-Corrida do dia 17 de setembro após a 86ª Corrida de Resistência do Bol d’Or, a moto número 41 (Chromeburner-RAC41-Honda), que terminou na sétima posição, foi submetida a um controle de capacidade do depósito de combustível pela Direção Técnica da FIM. O controle registrou um excesso de capacidade do depósito de combustível, em violação ao artigo 2.7.6.10 do Regulamento do Campeonato do Mundo e da Copa de Endurance de 2023 da FIM.
O Painel de Comissários do EWC da FIM reuniu-se para considerar as evidências fornecidas pelos Diretores Técnicos da FIM e declarou que a moto nº 41 não estava em conformidade com os regulamentos do Campeonato do Mundo e desqualificou a moto nº 41 dos resultados do 86º Bol d’ Or.
A Chromeburner-RAC41-Honda não recorreu da decisão do Painel de Comissários do EWC da FIM. Como tal, a decisão de desqualificar a moto n.º 41 foi mantida e as posições de todos os outros finalistas serão reclassificadas, enquanto os pontos serão reatribuídos aos finalistas elegíveis.”