EWC, Bol d’Or, 8ª hora: Suzuki retarda paragem e passa a líder
Completadas 240 voltas e já noite feita no circuito de Paul Ricard, a Yoshimura SERT Suzuki escolheu ser a última equipa a reabastecer e com isso tirou a Yart Yamaha da posição de líder. Mas a noite promete ser longa com os quatro primeiros todos muito próximos.
Ao cabo de 7h45 minutos de corrida, Etienne Masson recolocou a SERT Suzuki na liderança, aproveitando o final do stint da YART Yamaha para mudar de pilotos e reabastecer. Nicollo Canepa ocupa com a R1 a segunda posição, a exactos 51,4 segundos do líder, mas na verdade está tudo muito aproximado entre os quatro primeiros. Temos ainda que ter em conta que as equipas Suzuki e Honda estão a operar num ritmo diferente da Yamaha, devido a um pit stop adicional (troca de pneus em condições mistas na fase inicial).
A luta pelo título do EWC entre FCC TSR Honda, YART-Yamaha e BMW Motorrad World Endurance está em aberto. Antes da largada (e depois da qualificação) do 86º Bol d’Or, a Honda estava 14 pontos à frente da Yamaha e 36 pontos à frente da BMW. A Yoshimura SERT Suzuki já está 60 pontos atrás, pelo que as suas hipóteses são remotas, mas numa corrida de 24 horas e com a noite pela frente tudo pode acontecer.
O piloto português Pedro Nuno roda na 27ª posição com a Ninja ZX10-RR da Bolliger, depois da equipa passar por numerosos problemas de motor nas qualificações.
A classificação atualizada pode ser consultada no Live Timming em https://www.fimewc.fr/fr/live-timing