EWC, Bol D’Or, 1ª Hora: Ducati abandona após liderar
A final do Campeonato do Mundo de Endurance começou em condições mistas no sábado, no Circuito Paul Ricard. A primeira hora trouxe algumas equipas diferentes ao topo, mas também as primeiras baixas.
A manhã em Le Castellet começou com chuva e vento. Porém, a última chuva atingiu a pista por volta das 13h30, de modo que a largada do Bol d’Or às 15h foi quase em pista seca. Como ainda havia alguns pontos molhados no circuito do sul da França, algumas equipas não correram riscos e partiram com pneus de chuva.
A equipa da BMW com Ilya Mikhalchik e a Yoshimura SERT Suzuki com Gregg Black foram os mais velozes na partida. Ambos os pilotos lideraram a 86ª edição por um tempo, então, assim como a FCC TSR Honda com Mike di Migelio, doze minutos depois foram às boxes para mudar para slicks.
A ERC Ducati começou com Chaz Davies nos intermédios da Pirelli. Randy Krummenacher (Tati Team Kawasaki) e Tati Mercado (Viltais Honda) também conseguiram aproveitar esses pneus e lideraram a corrida por muito tempo na fase de largada, antes de Chaz Davies passar para a frente com a Panigale V4R e começar a afastar-se. A YART Yamaha começou a corrida com cautela, principalmente pelo facto de já utilizarem slicks na largada. Apesar disso, Niccolo Canepa liderava a corrida após três quartos de hora.
Na primeira paragem da equipa ERC Ducati, o ex-piloto de superbike Chaz Davies entregou a Panigale já com slicks a Xavi Forés, que pouco depois caiu na entrada para a recta da meta. Forés deixou o local do acidente com dores e a Ducati também ficou muito danificada. Após o incidente, no qual também esteve envolvida a Yamaha número 98, o safety car entrou em pista.
As coisas também não correram bem ao Team Bolliger onde corre o piloto português Pedro Nuno. Na largada,a Kawasaki #8 da equipa suiça inicialmente ficou para trás. A equipa Wojcik teve de estacionar a Yamaha R1 após apenas uma volta, pelo que Sheridan Morais teve uma fase inicial curta.
CLASSIFICAÇÃO DA 1ª HORA
1. Yoshimura SERT Motul (Black, Guintoli, Masson), Suzuki GSX-R1000
2. FCC TSR Honda France (Hook, Di Meglio, Techer), Honda CBR1000 RR-R
3. YART – Yamaha Official Team EWC (Canepa, Fritz, Hanika), Yamaha YZF-R1
4º BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, Mikhalchik, Guarnoni), BMW M 1000 RR
5º Kawasaki Webike Trickstar (De Puniet, Watanabe, Leblanc), Kawasaki ZX-10R