EWC, Bol d’Or 2023: 24 horas para chegar ao título mundial
Será uma corrida decisiva, a última de 4 rondas e que vai definir a equipa campeã do mundo de Endurance em 2023. Honda, Yamaha, BMW estão numa posição priveligiada, mas podem haver surpresas, porque nada numa corrida de 24 horas pode ser dado como certo.
Ás 15h00 locais (14h00 em Portugal) tem início a 86ª edição do Bol D’Or, França. A equipa BMW Motorrad World Endurance parte da pole-position, conquistada na segunda qualificação com um tempo recorde por Markus Reiterberger no Circuito Paul Ricard, 7 milésimos à frente da Yoshimura SERT Motul.
A mítica corrida de 24 arranca este sábado, às 15 horas em ponto e será decisiva para se encontrar a formação campeã do mundo no Campeonato do Mundo de Resistência 2023. Lidera o mundial a formação FCC TSR Honda France.
A volta de 1.51.596 de Markus Reiterberger foi um tempo nunca antes alcançado no circuito de Paul Ricard. Com 343,4 km/h, Reiterberger registou a velocidade máxima mais elevada na reta Mistral, logo na primeira qualificação. Já na pole no ano passado uma M 1000 RR conquistara a pole com o também muito rápido tempo de Illya Mykhalchyk, partindo assim a equipa da BMW com o objetivo de atacar o primeiro lugar na esperança de diminuir a diferença no campeonato e potencialmente conquistar um título histórico.
Deixada para trás depois de ser a mais rápida na primeira qualificação, a Suzuki SERT Yoshimura parece pronta para enfrentar a corrida sozinha com uma semana de testes sem problemas e um trio de pilotos muito rápidos na qualificação, que ficaram a somente 7 milésimos da pole.
A Honda FCC TSR deu o essencial para chegar ao terceiro lugar na qualificação, e impressionou o paddock com um excelente ritmo de corrida que a coloca numa posição ideal para procurar um novo título mundial. Um cenário muito disputado também pela equipa austríaca YART Yamaha que conseguiu o quarto tempo apesar de um défice de velocidade máxima na longa recta Mistral que penaliza o seu desempenho puro. A Ducati ERC completou o Top 5 graças a Chaz Davies e Javier Fores, enquanto a equipa KM99 ficou em sexto lugar. A Kawasaki Trickstar de Randy de Puniet, Kazuki Watanabe e Grégory Leblanc obteve o 7º tempo acumulado e precede a máquina da equipa Viltaïs que venceu no ano passado. A pole nas Superstock foi conquistada pela BMW Tecmas de Kenny Foray e Loic Arbel.
O piloto português Pedro Nuno está presente na corrida com equipa suiça Team Bollinger que obteve o 14º lugar na qualificação. Vamos também aqui acompanhar a sua corrida. Sheridan Morais é outro habitual frequentador do CNV presente.
O Bol d’Or pode ser acompanhado em directo no canal Eurosport, e claro, aqui no seu Motosport.