EWC, Le Mans, 2h: Suzuki na frente, revés para a Honda
A 47ª edição das 24 Horas de Le Mans está plena de emoções e acontecimentos. Depois de duas horas de corrida, a Suzuki lidera à frente da Yamaha, enquanto a Honda conheceu os primeiros dissabores.
A grande cerimónia antes da corrida de 24 horas teve lugar pouco antes das 15h00 no Circuito Bugatti em Le Mans. As 48 equipas das classes EWC, Superstock e Experimental iniciaram a lendária corrida no circuito de La Sarthe.
Primeiro, a Yoshimura SERT Motul com Gregg Black assumiu a primeira posição, à frente da FCC TSR Honda (Josh Hook) e da Kawasaki Webike Trickstar com Gregory Leblanc.
Niccolo Canepa não perdeu muito tempo desde a pole position com a sua YART Yamaha. O italiano abriu caminho do quarto lugar ao topo nos primeiros cinco minutos, posição que conseguiu manter até à primeira paragem. Os primeiros minutos passaram sem grandes incidentes, mas Gabriel Pons caiu com a Metiss aos dez minutos e pouco depois os candidatos ao título da Honda com o piloto Josh Hook também caíram.
O australiano conseguiu colocar a Fireblade a funcionar e correu atrás dos primeiros. Na primeira paragem já estava de volta ao top 10. A segunda hora da corrida foi mais uma vez dominada pelo drama da Honda. Depois de Mike di Meglio assumiu a moto número 5 de Hook, também caiu depois de pouco mais de uma hora. O francês teve menos sorte que Hook e teve que trazer de volta às boxes uma moto que estava completamente danificada por fora. No total, a equipa de Masakazu Fujii perdeu mais de 45 minutos devido ao acidente e às reparações na moto. A segunda Honda na liderança, a Viltais Racing, também teve de desistir das esperanças de vitória. Depois de Florian Alt ficar inicialmente em terceiro lugar, o companheiro de equipa Leandro Mercado teve que empurrar a CBR de volta às boxes pouco antes do final do seu turno. Entrevistado, Mercado falou sobre um barulho alto na área do motor, que o impossibilitou de continuar e pouco depois, o chefe de equipa Yannick Lucot confirmou uma falha no motor.
Depois de duas horas, a equipa Suzuki SERT de Yoshimura (Black, Masson, Linfoot) liderava com uma vantagem de mais de 13 segundos sobre a campeã mundial YART (Fritz, Hanika, Canepa). A Yamaha do KM99 com Randy de Puniet, Florian Marino e Jeremy Guarnoni estava em terceiro lugar, à frente da BMW (Ilya Mikhalchik, Sylvain Guintoli e Markus Reiterberger) que ocupava o quarto lugar. A Kawasaki com Leblanc, Ramos e Gamarino ficou estava na 5ª posição.
Na classe Superstock, a BMW lidera com a equipa MRP Tecmas. Kenny Foray começou, Hannes Soomer assumiu depois o comando da M1000RR. Jan Bühn mantém a liderança da categoria sobre a National Motos Honda após duas horas.
A Bolliger Team Suíça (Thöni, Pedro Nuno Romero e Toledo Romero) não começou muito bem, mas já conseguiu chegar ao 8º lugar.
Resultado das 24h Le Mans, após 2 horas:
1. Yoshimura SERT Motul (Black, Masson, Linfoot), Suzuki GSX-R1000, 75 voltas
2. YART – Yamaha (Canepa, Fritz, Hanika), Yamaha YZF-R1, + 13,5 seg
3. KM99 (de Puniet, Marino, Guarnoni), Yamaha YZF-R1
4. BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, Mikhalchik, Guintoli), BMW M1000RR
5. Kawasaki Webike Trickstar (Leblanc, Ramos, Gamarino), Kawasaki ZX-10R
6. Tati Team Beringer (Clere, Krummenacher, Perolari), Kawasaki ZX-10R
7. Team MRP Tecmas (Foray, Bühn, Arbel, Soomer), BMW M1000RR (SST)
8. Nacional Motos Honda (S. Suchet, V. Suchet, Raymond), Honda CBR1000 RR-R ( SST)
9. Team Bolliger Suíça (Thöni, Romero Barbosa, Toledo Romero), Kawasaki ZX-10R
10. Team Aviobike (Bernardi, Cavalieri, Calia), Aprilia RSV4 (SST)