EWC, 24h Le Mans: Pole-position e recorde da YART Yamaha
A YART Yamaha conquistou a terceira pole position consecutiva no Circuito Bugatti na 45ª edição das 24 Horas de Le Mans. O checo Karel Hanika estabeleceu uma volta recorde, batendo o antigo recorde de Randy de Puniet.
Com os resultados de qualificação nesta época a se basearem no tempo médio dos dois pilotos mais rápidos de cada equipa, as voltas de Karel Hanika e de Marvin Fritz foram utilizadas para determinar qual a equipa que alinharia na frente para o início da grande prova, que está marcada para começar amanhã (sábado) às 15h00.
A performance de Hanika com a Yamaha RZF-R1 #7 destacou-se com o checo a ser o único piloto a rodar o Circuito Bugatti de 4.185 quilómetros em menos de 1m35s, num tempo de 1m34.878s. Dessa forma foi batida a anterior referência de Le Mans de Randy de Puniet, de 1m35.730s, conseguida numa Kawasaki em 2017.
“Estou muito orgulhoso da minha equipa porque me deram a moto perfeita para chegarmos novamente à pole este ano”, disse o checo de 26 anos de idade. “É o resultado do nosso trabalho árduo durante o Inverno, também estivemos muito bem nos testes aqui e o nosso ritmo é realmente forte. Para mim foi uma grande qualificação. Tive o timing perfeito, a moto perfeita, os pneus perfeitos e estou realmente grato à minha equipa por isso. Os meus companheiros de equipa estão a fazer um excelente trabalho e eu estou a aprender todos os dias com eles. Amanhã (sábado) esperamos terminar no pódio após a corrida”, concluiu Hanika.
Atrás da YART ficou a equipa campeã mundial Yoshimura SERT Suzuki em segundo lugar. Gregg Black, Xavier Simeon e Sylvain Guintoli perderam três décimos de segundo para a equipa Yamaha com a GSX-R1000. O terceiro lugar foi para a FCC TSR Honda France (Hook, Rea, Di Meglio). A equipa de fábrica da BMW terminou em quarto, com Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jeremy Guarnoni a perderem quase 0,6 segundos para o tempo de pole da YART.
A ERC Endurance Ducati, com o piloto do Campeonato do Mundo de Superbike Philipp Öttl, Xavier Fores e David Checa, garantiu o quinto lugar da grelha para a lendária corrida, que começa às 15h de sábado. A Webike SRC Kawasaki França ficou apenas em 11º na grelha.
Na classe Superstock, a equipa francesa 18 Sapeur Pompiers fez o melhor tempo. A equipa Yamaha já tinha sido rápida no pré-teste e Hugo Clere, Baptiste Guittet e Philipp Steinmayr voltaram a mostrar este fim-de-semana do que são capazes. A equipa está classificada em 10º lugar da geral.
TEMPOS MÉDIOS POR EQUIPA
1º YART – Yamaha Official Team EWC (Hanika, Fritz, Canepa), 1:35.080
2º Yoshimura SERT Motul (Preto, Simeon, Guintoli), 1:35.404
3º FCC TSR Honda France (Hook, Rea, Di Meglio), 1:35.435
4º BMW Motorrad (Reiterberger, Mikhalchik, Guarnoni), 1:35.661
5º ERC Endurance Ducati (Öttl, Fores, Checa), 1:36.107
6º Wojcik Racing Team EWC (Gines, Morais, Krzemien), 1:36.711
7º Equipe Moto AIN (Corti, Perolari, Smith), 1:36.731
8º Webike SRC Kawasaki França (De Puniet, Masson, Marino),1:36.845
9º Viltais Racing Igol (Alt, Nigon, Odendaal), 1:37.121
10º Equipe 18 Sapeurs Pompiers (Clere, Guittet, Steinmayr), 1:37.446