ESBK, Jerez: Ivo Lopes inicia defesa do título
O traçado de Jerez recebeu no último fim-de-semana a primeira ronda do campeonato espanhol de velocidade (ESBK), com o piloto português da BMW EasyRacing Team a iniciar a defesa do título em SBK, num dos campeonatos mais competitivos do mundo.
O circuito de Jerez – Angel Nieto, voltou a ser o palco de abertura para o campeonato espanhol de velocidade e viu desfilar uma autêntica parada de estrelas na classe maior, onde Ivo Lopes volta a alinhar aos comandos da sua BMW M1000RR, este ano com o #1, que o identifica como campeão em título.
Um fim de semana muito desafiante e com muito trabalho, que no global colocou Ivo Lopes na terceira posição do campeonato SBK.
“Foi um fim de semana de muito trabalho, onde procurámos o melhor setting para a nossa M1000RR. Sofremos alguns contratempos técnicos e as novas regras para este ano, como não ter Warm Up antes da corrida de domingo, adicionaram uma incerteza extra”, comenta Ivo Lopes no rescaldo da primeira corrida do ano.
Depois de uma pré-temporada sem grande atividade, o piloto da Amadora chegou a Jerez com a motivação em alta, mas com a clara noção de que este vai ser um campeonato muito disputado e, por isso, de muito trabalho. De facto, na grelha de partida estão agora mais nomes mundialistas, como é o caso de Borja Gómez, que disputou o mundial de MotoGP, na classe Moto2 em 2023. Foi um início de campeonato com alguns sobressaltos, com alguns contratempos técnicos, os quais impediram Lopes de alinhar na FP2. Na qualificação, a BMW M1000RR conseguiu a sexta marca mais rápida, a apenas duas décimas de segundo da Pole, o que reflete o alto nível que a classe SBK está em 2024!
Na primeira corrida do ano, Ivo conseguiu um forte arranque, que o colocou na terceira posição, mas alguns erros fizeram-no perder dois lugares, caindo assim para quinto. No entanto, a corrida havia de ser interrompida por bandeiras vermelhas, voltando a alinhar o pelotão para uma corrida “super-sprint” com apenas cinco voltas. O campeão em título arrancou de quinto, assumindo de imediato a liderança, mas viria a ceder uma posição, não arriscando o primeiro pódio do ano e os primeiros pontos na defesa do título (P2).
“Arranquei muito forte na segunda parte da corrida, assumi a liderança e impus o meu ritmo, mas acabei por ser ultrapassado. Percebemos onde tínhamos que melhorar para domingo, de onde saíamos de P2 e estávamos muito motivados. Este ano não há a sessão de Warm Up pelo que não conseguimos ver se as alterações que efetuamos de sábado para domingo iriam resultar. Tudo isto faz parte da magia das corridas”, comentou Lopes.
Já no domingo, as expectativas estavam em alta, pois a BMW M1000RR com o #1 largava da segunda posição, para a corrida com 16 voltas. Depois de muito trabalho durante a noite, na box da BMW EasyRace Team, o português partia muito motivado para a segunda manga do ano e durante as primeiras 10 voltas, conseguiu rodar integrado no grupo dos três primeiros, mas sentia que estava no limite e a arriscar demasiado. A cabeça fria que tem vindo a demonstrar nas últimas temporadas e a experiência acumulada veio ao de cima, optando por gerir a melhor posição possível com vista aos pontos e assim foi quarto no final da segunda manga, pontos imprescindíveis, que em conjuntos com os amealhados no dia anterior, lhe vão valendo o terceiro lugar no campeonato.
“Hoje o nosso trabalho foi inferior e temos que aprender com esta experiência para melhorar e sermos mais fortes no futuro. Às vezes é bom sermos confrontados com estas dificuldades para nos obrigar a reagir e a procurar a evolução. Temos que trabalhar dia após dia para sermos melhores, não foi o caso de hoje mas fica uma importante aprendizagem. Tanto eu como a moto demos tudo, mas isso não foi suficiente. O nosso foco está já na próxima corrida e vamos trabalhar com base neste primeiro fim de semana de corridas, perceber onde foi que erramos hoje para garantir que não volta a acontecer”, desabafou Ivo Lopes terminados os trabalhos no traçado Ángel Nieto.
O campeonato espanhol de velocidade regressa à ação entre 30 de maio e 02 de junho no Circuito Ricardo Tormo em Valência.
CALENDÁRIO ESBK 2024
16 – 17 março Testes Oficiais Jerez
04 – 07 abril Jerez
30 de maio a 02 de junho Valência
04 – 07 julho Estoril
25 – 28 julho Barcelona
29 de agosto a 01de setembro Estoril II
24 – 27 outubro Navarra
31 de outubro a 03 de novembro Jerez II