ESBK, Estoril: Ivo Lopes vai para férias ainda mais líder
Para Ivo Lopes, a ronda no Estoril, a quarta do calendário do campeonato espanhol de velocidade que se disputou no passado fim-de-semana no Circuito Estoril, era aguardada com grande ansiedade, triunfando na corrida de domingo e consolidando a sua posição de líder no ESBK.
No entanto, a jornada lusa acabou por ser uma autêntica prova aos nervos e maturidade do piloto da easyRace Team, uma vez que as condições adversas do tempo e a falta das afinações ideais na sua BMW M1000RR colocaram piloto e equipa à prova! “Podemos dizer que este foi um daqueles fins-de-semana em que nada saiu como tínhamos planeado. No entanto, ficou coroado por um enorme sucesso”, comentou Ivo Lopes que este ano já teve o seu baptismo ao mais alto nível, no Campeonato do Mundo de Superbikes.
A ronda do Estoril do Campeonato Espanhol de Superbike (ESBK 2023) foi abençoada nos treinos de sexta-feira com mau tempo, o que não permitiu ao piloto luso colocar em prática o plano de trabalhos que tinha traçado com a equipa, conseguindo apenas cumprir cinco voltas ao traçado da região de Cascais, deixando para sábado muito do trabalho que já deveria ter sido feito nos dias anteriores. No entanto, a vontade e determinação do piloto da Amadora, fez com que terminasse em terceiro lugar na qualificação e em segundo na primeira corrida do fim de semana. Embora tenha conquistado pontos preciosos, que ajudaram o piloto da Amadora a distanciar-se do segundo classificado nas contas do campeonato, Lopes não escondia alguma frustração por não ter conseguido a vitória e deixava bem claro que na corrida de domingo, tudo faria para vencer. E assim foi! O piloto #75 assumiu a liderança da corrida desde a primeira curva, optando depois por deixar Steven Odendaal assumir as despesas da corrida, para depois, a duas voltas do final, voltar à liderança para vencer a derradeira corrida no Estoril e ir para férias com uma margem confortável para os seus rivais mais diretos. Com este resultado, Ivo Lopes reforça a liderança no campeonato espanhol de velocidade, saindo do Estoril com uma vantagem dilatada sobre o segundo classificado, Roman Ramos.
Ivo Lopes #75: “Estou muito feliz e quero agradecer a toda a minha equipa pelo trabalho do fim de semana. Foram dias muito difíceis no Estoril, porque não me sentia cómodo e confiante. Na última corrida optei por estudar o Steven, nas primeiras voltas tentei puxar ao máximo para ver se ele vinha comigo ou não e ele conseguiu manter-se sempre comigo. Aí optei por cortar um pouco, deixei-o assumir a liderança da corrida e estive sempre a estudá-lo. Sabia que conseguia a ultrapassagem em qualquer ponto do circuito e por isso deixei para as últimas duas voltas onde as hipóteses de uma resposta por parte dele seria mais difícil. Foi uma estratégia que surtiu efeito e saímos desta ronda em casa com uma vitória e, o mais importante, com quase 40 pontos de vantagem no campeonato.”
O ESBK entra agora no período de férias, com o regresso agendado para 14 de setembro no traçado de Navarra.