ESBK: 4 corridas em 6º para Kiko Maria
O jovem motociclista português Francisco “Kiko” Maria voltou hoje a classificar-se em 6º na segunda corrida de Pré-Moto 3 do campeonato espanhol de velocidade.
No circuito Ricardo Tormo, em Valência, na quinta jornada do agora denominado ESBK Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike, o vice-campeão nacional da categoria chegou a rodar na 5ª posição, a duas voltas do fim, mas preferiu “não passar dos limites e amealhar os pontos necessários para estar na luta por uma boa posição no campeonato na segunda metade da época”, declarou, no final, o piloto do Moto Action Team, que neste fim de semana estreou uma nova BeOn, com motor Yamaha de 250 cc e pela primeira vez este ano, com as especificações técnicas de 2019.
“Cinco corridas disputadas, quatro terminadas e todas elas no 6.o lugar. Gostava que fosse melhor, mas não posso estar descontente. Temos ainda uma margem assinalável para trabalhar e crescer”, acrescentou “Kiko” Maria, em jeito de balanço, quando ainda faltam quatro provas para o fim do campeonato do país vizinho que “fornece” de jovens talentos o competitivo motociclismo de velocidade espanhol.
Como já no sábado lhe acontecera, o piloto português não teve uma boa partida, por “ter ainda relativamente poucos quilómetros com a moto em situação de corrida”, e viu-se forçado a fazer uma prova de trás para a frente.
De volta para volta, porém, a confiança ia aumentando e quando iniciou a sua 10ª passagem pela pista, “Kiko” atacou, decidido a chegar-se à frente: ganhou dois lugares, passando de 7º para 5º, e conseguiu o seu melhor tempo de todo o fim de semana com 1:45,123.
No entanto, na penúltima das 14 voltas ao circuito valenciano, de 4.005 metros de perímetro, o finlandês Lenni Klemetti forçou o andamento e recuperou a 5ª posição, tendo terminado na frente do português por 136 centésimos de segundo.