Endurance: Suzuki Yoshimura primeiro líder das 8 Horas de Suzuka
Um arranque cheio de ação viu a Suzuki Yoshimura, com Sylvain Guintoli nos comandos, instalar-se à frente das 8 Horas de Suzuka, após breves segundos de liderança por Josh Hook na Honda FCC TSR Nº 1.
Pouco antes, a Honda Musashi de Xavi Forés, na 4ª posição, tivera de arrancar do pit lane após ter sido penalizada por uma infração à marcação dos pneus.
Yonni Hernandez aumentou para 5 o número de quedas no fim de semana, permanecendo em pista mas atrasando a Honda com o Nº 111.
Entretanto, dos candidatos ao título, a Suzuki Nº 2 do SERT com Gregg Black seguia em 13º, levando vantagem sobre a outra candidata, a Kawasaki SRC Nº 10 com Erwan Nigon que estava apenas em 13º, embora a Suzuki tivesse qualificado 3 lugares abaixo da Kawasaki em 17º.
A máquina vermelha e negra da Yoshimura aguentou a primeira fase da corrida no comando, apesar da pressão da Nº1 enquanto Nakasuga, na Yamaha da Tech21, que dominou os treinos, ascendia a 3º, ultrapassando a Kawasaki Nº 10 de Leon Haslam, com a entrada do Safety Car aos 25 minutos.
A seguir em 5º vinha a Honda Red Bull com Takumi Takahashi, que perdera lugares pois saíra de terceira na espinha de partida tradicional da resistência, seguido da Yamaha YART Nº 7 com Niccolò Canepa e da S-Pulse com o piloto do BSB Bradley Ray.
8H Suzuka @ 38 minutos de corrida
- 12 Suzuki Yoshimura
- 1 Honda France TCS FCC
- 21 Yamaha Tech 21
- 10 Kawasaki Racing Team
- 33 Honda Red Bull
- 7 Yamaha YART
- 95 Suzuki S-Pulse
- 3 Kawasaki Sanyokogio
- 19 Honda KYB Moriwaki
- 44 Honda Japan Post