Endurance: Suzuki nas 8 Horas de Suzuka sob o signo da sustentabilidade
A Suzuki regressa à corrida de resistência das 8 Horas de Suzuka. Apesar da sua saída do desporto, o fabricante japonês decidiu participar na prestigiada corrida, utilizando combustível sustentável na sua GSX-R1000 e com uma equipa totalmente renovada.
As 8 Horas de Suzuka fazem parte do calendário do Campeonato do Mundo de Resistência da FIM e apresentam uma Classe Experimental dentro da corrida. Esta categoria destina-se a motos que não atendem às normas de engenharia vigentes. No entanto, a Suzuki GSX-R1000 para a corrida está em conformidade com as normas, mas utilizará um combustível que é apenas parcialmente de origem não fóssil, o Elf Moto R40 FIM que consiste em 40% de combustível de origem biológica.
Curiosamente, a equipa Suzuki de MotoGP começou a utilizar o combustível durante a sua última temporada no campeonato em 2022, conforme estipulado pela FIM e Dorna para a classe.
O combustível sustentável parece não causar qualquer queda na performance, como demonstrado na primeira corrida de MotoGP de 2024 no Qatar, onde algumas motos foram 14 segundos mais rápidas do que as de 2023.
O fabricante de Hamamatsu vai competir sob a bandeira do Team Suzuki CN Challenge, também diferente do seu parceiro de longa data, a Yoshimura SERT Motul Suzuki. No entanto, a Yoshimura Japão continuará a ser o parceiro técnico da fábrica e procura utilizar a plataforma para desenvolver tecnologias sustentáveis em áreas como silenciador, pneus, óleo, carenagens e travões. A Suzuki ainda não confirmou os pilotos para a famosa prova de resistência.
As 8 Horas de Suzuka de 2024 estão agendadas para 19 de julho de 2024.