Endurance, 2021, Estoril: Sistema de enchimento rápido vai ser homologado e obrigatório
A FIM vai abrir concurso para adotar um sistema de enchimento rápido, que se tornará obrigatório
Na sequência de uma reunião realizada durante a semana das 24 Horas de Le Mans e devido aos incidentes de reabastecimento que ocorreram, a FIM, os representantes dos fabricantes envolvidos no Campeonato do Mundo de Endurance e o promotor Eurosport Events tomaram por unanimidade uma decisão imediata relativamente ao projeto do sistema de enchimento rápido de combustível .
Este vai passar a ser homologado pela FIM para reforço da segurança durante as atividades de reabastecimento no pitlane.
A fim de assegurar a sustentabilidade do projeto, o contrato com o fabricante selecionado desenvolver-se-á ao longo de dez anos em duas fases, com objetivos que abrangem os primeiros cinco anos, sendo depois automaticamente renovado por mais cinco anos se todos os indicadores-chave de desempenho forem alcançados de acordo com o contrato.
A seleção do fabricante dependerá da capacidade de um candidato satisfazer os requisitos do concurso.
A FIM lançará em breve o concurso que incluirá todos os aspetos e requisitos do projeto. Até ao final de Dezembro de 2021, a FIM publicará a lista de peças do sistema de enchimento rápido de combustível Homologado.
Como estipulado no regulamento técnico, 2022 será um ano de transição (sem utilização obrigatória, mas o sistema estará disponível para venda a todas as equipas que desejem equipar-se) o que permitirá às equipas obter o financiamento necessário para a compra do equipamento e preparar-se gradualmente para a utilização obrigatória do sistema de enchimento rápido de combustível Homologado da FIM a partir de 2023.