Endurance, 2021: BMW Motorrad pronta a atacar
A equipa BMW vai sair em pista esta temporada na nova M 1000 RR e espera progredir
A BMW Motorrad World Endurance Team está a fazer várias sessões para afinar as configurações do modelo de 2021 durante os testes em Le Mans, que recebe as 24 Heures Moto, a prova de abertura do Mundial de Endurance, nos dias 17 e 18 de abril.
A BMW Motorrad World Endurance Team, que está neste momento a testar no circuito Bugatti em Le Mans, iniciou o seu programa de testes consecutivos a partir de janeiro.
A equipa da BMW está a fazer várias sessões de teste para gerir a corrida mesmo antes do início do Mundial de Endurance.
“Elaboramos um programa de testes de 4.500 km”, diz o diretor técnico Steven Casaer. “É uma distância equivalente a uma corrida de 24 horas e estamos quase lá. Também temos um programa significativo de desenvolvimento com a Dunlop para escolher os pneus certos.”
A nova máquina será, portanto, uma nova descoberta contra a concorrência em abril, nas 24 Heures Moto. A BMW Motorrad World Endurance Team parece muito confiante quanto às mudanças no modelo de 2021.
“Ganhámos em termos de desempenho e quase diria fiabilidade”, diz Casaer. “Os sistemas de backup e segurança mudaram. Por exemplo, se um piloto sair de pista para a gravilha, o controlo de tração reconhece essa fase. O piloto pode desligar o controlo de tração para deslizar para fora do areal.”
As asas aerodinâmicas do novo BMW M 1000 RR facilitarão a sua posição na pista.
“Não é apenas estética”, diz Casaer. “É impressionante porque tem realmente um efeito aerodinâmico e muita influência no chassis. Fizemos testes em todas as situações para afinar as configurações.”