Eddie Lawson um Campeão do Mundo nos primórdios das Superbikes
É sempre bom recordar os grandes campeões, conhecermos e aprendermos com a sua história e honrarmos os seus feitos e vitórias. Neste caso retrocedemos ao início dos anos 80 e ao Campeonato Norte Americano de Superbikes onde as marcas japonesas davam cartas em pista com as suas superbikes totalmente “naked”, Honda, Suzuki e Kawasaki, com pilotos como Freddie Spencer, Wes Cooley e Eddie Lawson.
É sobre Eddie Lawson que abordaremos hoje o seu percurso que com a sua Kawasaki Z1000R se sagrou Campeão do Mundo pela primeira vez em 1981.
Eddie Lawson, nascido a 11 de Março de 1958, é um piloto norte americano 4 vezes Campeão do Mundo em Grandes Prémios de Competição em Motos. A sua fama por nunca cair e acabar sempre nos pontos fê-lo ganhar a alcunha de “Steady Eddie”.
Natural de Upland, Califórnia, Eddie Lawson começou a sua carreira como piloto nas pistas de Dirt Track no Sul da Califórnia. Quando começou a encontrar dificuldades em encontrar motos que pudessem competir com as sempre vencedoras Harley Davidson acabou por se mudar para a competição em estrada. Em 1979 Eddie Lawson terminou a temporada logo atrás de Freddie Spencer no Campeonato AMA de 250cc.
Em 1981 foi convidado pela Kwasaki para pilotar uma Superbike e integrar a equipa oficial tendo ganho o Campeonato Nacional de Superbikes em 1981 e 1982. Antes já tinha ganho em 1980 e em 1981 o campeonato AMA de velocidade aos comandos de uma Kawasaki de 250cc.
Em 1983 aceitou um convite da Yamaha para correr no Campeonato do Mundo de 500 na equipa de Kenny Roberts. Esse ano foi de aprendizagem e Lawson passou o ano a conhecer os vários circuitos do Campeonato do Mundo. Em 1984 a sua regularidade e sucessivas vitórias levaram-no a consagrar-se Campeão do Mundo de 500cc. Foi o primeiro de 4 títulos que Lawson veio a conseguir no seu palmarés.
Depois de voltar a ganhar 2 campeonatos do Mundo para a Yamaha em 1986 e 1988 Lawson chocou o mundo da alta competição ao anunciar que em 1989 iria correr na equipa Rothmans Honda ao lado do seu rival mais directo em 1987, o australiano Wayne Gardner. Depois deste ter partido uma perna em Laguna Seca Lawson acabou por se sagrar Campeão do Mundo em 1989 aos comandos da Honda Rothmans passando a ser io primeiro piloto a ganhar Campeonatos do mundo seguidos para diferentes marcas.
Eddie lawson ganhou também em 1990 as 8 Horas de Suzuka aos comandos de uma Yamaha FZR750R fazendo equipa com Tadahiko Taira. Em 1986 tinha também ganho a prova Daytona 200 e em 1993, depois de se reformar da alta competição, voltou a ganhar a mesma prova.
Quando se retirou do Campeonato do Mundo de 500cc em 1990 tinha ganho 31 provas no total. Lawson hoje retirado não perdeu a atração pela velocidade e participa em provas de Indy Light e gosta de correr também em Superkarts de 250cc com o seu amigo e antigo rival Wayne Rainey que tem um Kart especialmente adaptado à sua condição devido às lesões contraídas na coluna.