CNV – Rui Marto: “O Circuito de Braga não está em condições”
O circuito Vasco Sameiro, em Braga, será o palco da próxima jornada do Campeonato Nacional de Velocidade no próximo fim de semana. No entanto a ronda minhota está em envolta numa grande polémica com muitos pilotos a renunciarem à participação do evento devido à falta de condições de segurança da pista, motivo que já havia levado à anulação da primeira passagem do Nacional este ano pelo circuito nortenho.
Um dos primeiros pilotos a anunciar essa decisão foi Rui Marto, que esteve à conversa com o MotoSport sobre o assunto que está a marcar a atualidade da velocidade nacional. “Como se sabe a primeira prova foi cancelada por falta de condições de segurança. Na segunda passagem pelo circuito foi afirmado que a pista tinha sido alvo de remodelações e que estaria em melhores condições. Porém o que encontrámos foi que o traçado estava igual e em alguns casos até pior. Esta tomada de posição deve-se ao facto de que ano após ano as coisas são feitas desta maneira. Existe sempre controvérsia em torno das corridas em Braga. A pista não está em condições e está à vista de toda a gente. Todas as vezes são prometidas obras e quando lá chegamos está tudo na mesma”.
Rui Marto sublinhou que só o facto do atual líder do Nacional na categoria de Superbikes, Tiago Magalhães, também ter renunciado à presença em Braga “explica tudo, pois pode colocar em causa o trabalho de uma época”. Quanto aos pilotos que ao contrário da sua decisão vão competir, Marto diz que não vai “apontar o dedo a ninguém nem tecer qualquer crítica. Cada piloto é livre do tomar a sua decisão”.
O piloto da Zanza Racing Team explicou ainda que da “última que vez que estive em Braga, aquando da realização da prova do Nacional, falei com muitas pessoas e a opinião é unânime: a pista está impraticável. Para rodar a um ritmo moderado até pode ser aceitável agora para fazer corridas a sério, até se podem fazer como já o fizemos este ano, mas não é tolerável. A pista está cheia de buracos e os corretores desfazem-se. Em caso de quedas, estas noutras pistas, não teriam problemas de maior, mas em Braga devido à proximidade dos muros torna tudo mais perigoso”.
O líder da Copa EasyRace BMW S1000RR considera que “existem uma série de mudanças que têm de ser feitas e não podem ser apenas pequenos remendos. O circuito está praticamente igual ao momento em que foi inaugurado. Nunca me apercebi de grandes alterações. A pista continua a apresentar os mesmos buracos e problemas nos corretores. A única melhoria é que existiam ervas com mais de um metro nas escapatórias e estas foram cortadas. Se consideram isso uma melhoria tudo bem, mas eu vejo as coisas de outra maneira”.