BSB: Vickers abre temporada com dupla vitória em Navarra
Ryan Vickers (Yamaha) fez a dobradinha nas corridas do Campeonato Britânico de Superbike de 2024 Bennetts que se disputaram este fim de semana no Circuito de Navarra.
O Campeonato Britânico de Superbike arrancou este fim-de-semana no Circuito de Navarra, em Espanha, logo a seguir aos primeiros testes da nova temporada. Ryan Vickers e a equipa OMG GRILLA Yamaha Racing deu o mote logo na primeira corrida em Espanha, conquistando a liderança a três voltas do fim para bater o seu companheiro de equipa Kyle Ryde. O grupo líder foi incialmente formado por um combóio de cinco pilotos, com Vickers e Ryde (OMG GRILLA Yamaha) a liderar na frente da outra R1 de Danny Kent (McAMS Yamaha), de Glenn Irwin (Hager PBM Ducati) e Rory Skinner (Cheshire Moldings BMW).
À medida que a corrida avançava o trio de Yamahas tinha vantagem sobre Irwin e na 4ª volta Ryde assumiu a liderança com uma manobra sobre o seu companheiro de equipa. Duas voltas depois, Vickers caiu para terceiro devido a um pequeno erro que deu a Danny Kent a oportunidade de que precisava para na 14ª volta ficar com Kyle Ryde à vista. O jovem britânico manteve a liderança até a 18ª volta, quando Vickers fez uma manobra arriscada para chegar ao primeiro lugar.
Até final Ryde conseguiu controlar a vantagem que tinha sobre Danny Kent, que conquistou o primeiro pódio da equipa McAMS Racing Yamaha no Bennetts BSB em terceiro lugar, com Irwin a terminar em quarto com a Ducati e Skinner a completar os cinco primeiros com a BMW M 1000 RR. Christian Iddon (Oxford Products Racing Ducati) terminou em sexto à frente de Max Cook (Kawasaki) e do campeão de 2023 Tommy Bridewell, que lutou desde 13º na grelha com a CBR1000RR-R da Honda Racing UK para concluir em P8 na frente de Charlie Nesbitt (Honda) e Jason O’Halloran (Kawasaki) que completaram o Top 10.
Corrida 2
Ryan Vickers superou um grande momento de última curva da última volta para conquistar a sua primeira dupla vitória dupla no BSB no Circuito de Navarra para a equipa OMG Yamaha, cruzando a linha de chegada 0,277s à frente de Danny Kent e Kyle Ryde. Iniciada a corrida, Ryde passou para a frente de Kent e Vickers, mas na 5ª volta o experiente Danny Kent fez uma jogada decisiva na curva 1 para assumir a liderança. O piloto da McAMS Racing Yamaha conseguiu segurar os seus rivais até à 9ª volta, quando Vickers assumiu a liderança. Muito pressionado por Kent e Ryde, o piloto da OMG Yamah estava determinado e manteve a sua vantagem para liderar a corrida até final, com os seus rivais da Yamaha, Kent e Ryde, a completaram o pódio.
Para Tommy Bridewell que trocou esta temporada a Ducati para ser piloto da Honda Racing UK, a segunda corrida foi uma decepção quando foi forçado a abandonar a luta pelo pódio na nona volta. Bridewell tinha conseguido chegar ao terceiro lugar desde a terceira fila, provando o seu ritmo com a nova Fireblade, mas veio a terminar fora dos dez primeiros.
Leon Haslam (ROKiT Haslam Racing BMW) conquistou o quarto lugar à frente de Christian Iddon (Ducati) e das duas Kawasaki de Jason O’Halloran e Max Cook. Glenn Irwin (Ducati) terminou no oitavo lugar, à frente de Charlie Nesbitt (Honda) e de Peter Hickman (BMW) que completaram os dez primeiros. Decepção para o outro piloto da BMW M 1000 RR Rory Skinner, que foi forçado a abandonar.
Fotos: Bennetts British Superbike
Campeonato
1º Ryan Vickers (OMG GRILLA Racing Yamaha) 36 pontos
2º Danny Kent (Yamaha McAMS Racing) 30
3º Kyle Ryde (OMG GRILLA Racing Yamaha) 30
4º Christian Iddon (Oxford Products Racing Ducati) 21
5º Glenn Irwin (Hager PBM Ducati) 20
Resultados completos AQUI