BSB, Oulton Park: Três vitórias para a Ducati num dia triste
Enquanto decorria o Bol d’Or no sul de França, no circuito de Oulton Park em Inglaterra as emoções estiveram ao rubro na penúltima prova do Campeonato Britânico de Superbike (BSB), com a Ducati a somar três vitórias e a dar um grande passo rumo ao título do campeonato.
Após o falecimento inesperado do lendário chefe de equipa Paul Bird, que já esteve com as equipas do Campeonato do Mundo de SBK e nas classes de MotoGP, a vida continuou para Glenn Irwin e Tommy Bridewell. O penúltimo fim de semana das Superbikes britânicas não foi fácil para a equipa BeerMonster Ducati.
Mesmo assim, os dois talentosos pilotos conseguiram a pole position (Bridewell) e o segundo lugar na grelha (Irwin) em Oulton Park no sábado. O piloto da Yamaha, Kyle Ryde, ficou em terceiro lugar na grelha na qualificação, enquanto o piloto da BMW, Leon Haslam, ficou em quarto.
A primeira das três corridas aconteceu na noite de sábado, e Irwin, que estava em segundo lugar no campeonato antes da corrida, conseguiu manter-se na liderança até a última volta. Mas o seu companheiro de equipa Bridewell fez frente na última volta a Irwin e acabou por cometer um erro. Irwin comemorou a vitória à frente de Lee Jackson (Kawasaki) e do ex-vice-campeão mundial de Superbike Leon Haslam. Bridewell cruzou a linha de chegada à frente de Josh Brookes (BMW) em quarto lugar.
Na Corrida 2 de domingo em Oulton Park, os dois pilotos da Ducati, Irwin e Bridewell, foram mais uma vez os atores principais. Bridewell liderou a maior parte da corrida, mas quando o safety car entrou na pista após a queda de Storm Stacey, Bridewell voltou a cometer um erro. O inglês desacelerou tanto o pelotão no reinício que alguns pilotos tiveram que tomar medidas evasivas e quase caíram. Mesmo assim, o piloto da Ducati cruzou a linha de chegada em primeiro. Bridewell recebeu uma penalização por tapar o caminho aos adversários, o que o atirou para o 6º lugar! O beneficiário foi o companheiro de equipa Glenn Irwin, que recebeu o total de pontos. Atrás dele, Lee Jackson e Kyle Ryde completaram o pódio. Leon Haslam e Josh Brookes terminaram em 4º e 5º.
Do ponto de vista da equipa Beer MonsterDucati, o fim de semana emocionante terminou com mais uma vitória. Desta vez, Bridewell conseguiu comemorar a pontuação total no primeiro evento do confronto. Irwin terminou em segundo lugar, um segundo atrás do seu companheiro de equipa. Mais uma vez foi o piloto da Kawasaki Lee Jackson comemorou um pódio, terminando todas as corridas do percurso de 4,33 km entre os três primeiros.
Na classificação geral, Glenn Irwin está 0,5 pontos à frente de Bridewell no topo da classificação do BSB com dois eventos antes do final da temporada. Em terceiro está Kyle Ryde já 60 pontos atrás de Bridewell. A próxima corrida acontecerá em Donington Park, de 29 de setembro a 1 de outubro.
Classificação do BSB após 27 de 33 corridas:
1. Glenn Irwin, Ducati, 360,5 pontos
2. Bridewell, Ducati, 360
3. Ryde, Yamaha, 300
4. Haslam, BMW, 283
5. Jackson, Kawasaki, 280,5
6. O’Halloran, Yamaha, 276,4
7. Brookes, BMW, 250
8. Iddon, Ducati, 222
9. Vickers, Yamaha, 207
10. Nesbitt, Honda, 122,5