BSB, Knockhill, Corrida 1: Tommy Bridewell leva Honda ao pódio

Por a 16 Junho 2024 22:29

A primeira corrida, da quarta ronda do Campeonato Britânico de Superbike 2024 em Knockhill, viu Tommy Bridewell (Honda) dominar num circuito em grande parte molhado.

Depois de um longo atraso para permitir que o tempo limpasse e que a água parada fosse removida para a primeira corrida em Knockhill, Tommy Bridewell não estava com disposição para baixar os braços, e dada a largada desapareceu do pelotão para um início dominante.

A corrida, encurtada em cinco voltas, foi declarada molhada na grelha, mas a pista secou rapidamente, com todos os pilotos a partirem com pneus slick. Desde a sua primeira vez a ocupar a pole position para a Honda, o atual campeão conseguiu a melhor partida e o holeshot e nunca mais olhou para trás, juntando uma série de voltas mais rápidas na frente que lhe valeram a pole para o sprint de domingo.

Com a diferença a aumentar a todo o momento, atingiu mais de seis segundos antes de Rory Skinner assumir a perseguição, apanhando-o enquanto o #1 mantinha o controlo na frente, chegando a uma vantagem final de 2,572s.

Esta foi a primeira vitória de Bridewell desde que se mudou para a Honda UK e a sua primeira de sempre em Knockhill. Também marca a primeira vitória da Honda desde que Glenn Irwin subiu ao degrau mais alto para a equipa em Brands Hatch em 2022.

Especialista na sua pista local, Rory Skinner (#11 BMW) teve trabalho para arrancar do oitavo lugar da grelha. Com uma linha diferente da dos seus rivais, o piloto escocês foi capaz de puxar as suas linhas mais apertadas e mais limpas do que os seus rivais na pista de Fife, com o hairpin a ser o seu local preferido para fazer a ultrapassagem. A sua última investida foi para passar Andrew Irwin nessa mesma curva na 17ª volta, deixando pouco tempo para reduzir a vantagem que Bridewell tinha conseguido construir.

Capaz de ir rápido com o ar limpo, o piloto escocês fez grandes ganhos mas não conseguiu apanhar a moto #1. É a primeira visita ao pódio do piloto da Cheshire Mouldings desde que regressou da Moto2, a primeira como piloto da BMW e a quinta vez que sobe ao pódio em casa.

Foi um dia de regresso ao pódio com Andrew Irwin a colocar uma segunda Honda no pódio atrás do seu companheiro de equipa vencedor da corrida. A sua história começou com uma batalha sem barreiras com o seu irmão Glenn, com Andrew a levar a melhor sobre a Ducati, com os erros a surgirem sob pressão. Irwin chegou a rodar em segundo antes de ter de dar o melhor a uma manobra suprema de Skinner, mas ainda assim garantiu a sua primeira visita ao pódio desde 2022, depois de uma época atormentada por lesões.

Kyle Ryde fez uma corrida a recuperar até ao quarto lugar. O piloto da OMG Grila Yamaha começou o fim de semana com uma intoxicação alimentar e a soro. Os seus problemas foram agravados depois de ter sofrido uma queda na qualificação, que o deixou em décimo e causou uma bandeira vermelha. Não tão lesionado como parecia inicialmente, o piloto da OMG Grila Yamaha voltou a sentar-se no banco depois de um check-up e de um banho de gelo.

Jason O’Halloran (Completely Motorbikes) completou o top 5 com a Kawasaki ZX10-RR, terminando a corrida a 7.141s do vencedor.

Top 10 – Corrida 1 SBK

1.Tommy Bridewell  (Honda) 20m 16.301s

2. Rory Skinner  (BMW) +2.572s

3. Andrew Irwin  (Honda) +4.290s

4. Kyle Ryde  (Yamaha) +5.078s

5. Jason O’Halloran  (Kawasaki) + 7.141s

6. Josh Brookes  (BMW) +10.955s

7. Danny Kent  (Yamaha) +11.364s

8. Lee Jackson  (Honda) +11.852s

9. Charlie Nesbitt  (Honda) +13.410s

10. Leon Haslam  (BMW) +13.971s

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x