BSB, Donington Park, Corrida 3: Kyle Ryde fecha as contas com novo triunfo
Kyle Ryde recuperou-se da sua queda na segunda corrida para reivindicar a vitória final no ‘Bennetts British Superbike Championship’ em Donington Park, tornando-se o primeiro piloto a obter uma vitória dupla em 2023, num fim de semana onde sete pilotos diferentes subiram ao pódio.
Kyle Ryde uma vez mais fez uma partida fantástica para liderar o pelotão em Redgate pela primeira vez, à frente do seu companheiro da equipa LAMI OMG Racing Yamaha, Ryan Vickers e Tommy Bridewell. O piloto da BeerMonster Ducati logo alcançou o segundo lugar na segunda passagem em Redgate.
Leon Haslam com a BMW também estava a subir na classificação nas primeiras voltas, chegando a P4, à frente de Danny Kent na terceira volta. Na mesma volta, o difícil fim de semana de Andrew Irwin chegou ao fim prematuro quando caiu com Storm Stacey no Melbourne Loop. Andrew Irwin foi penalizado com três pontos de penalização e uma queda de três posições na grelha da sua próxima corrida, após o incidente.
Ryde mantinha a vantagem na frente do pelotão, mas Bridewell continuou a aumentar a pressão e a dupla conseguiu diminuir a vantagem, mas nas duas últimas voltas, o piloto da casa teve na mão a vantagem para conquistar a sua terceira vitória da temporada do BSB.
O segundo lugar de Bridewell colocou-o de volta à frente na classificação do campeonato, mas apenas por três pontos, enquanto o seu companheiro de equipa Glenn Irwin abriu caminho no pelotão desde o décimo primeiro lugar na grelha para completar o pódio e manter o segundo lugar na luta pelo título.
Ryan Vickers continuou o seu forte fim de semana com um quarto lugar, à frente de um Christian Iddon que superou a doença para obter o seu melhor resultado da temporada com o quinto lugar para a equipe Oxford Products Racing Ducati. Lee Jackson foi o único piloto da Cheshire Moldings Kawasaki na terceira corrida, terminando em sexto lugar à frente de Jason O’Halloran, que caiu na classificação devido a um problema de sobreaquecimento na McAMS Yamaha. Haslam foi o oitavo e ainda marcou mais pontos nos eventos de Oulton Park e Donington Park para ser coroado o vencedor do Milwaukee Spring Grand Slam, enquanto Charlie Nesbitt e Danny Buchan completaram os dez primeiros.
Classificação do Campeonato Britânico de Superbike
- Tommy Bridewell (BeerMonster Ducati) 119 pontos
- Glenn Irwin (BeerMonster Ducati) 116
- Josh Brookes (FHO Racing BMW Motorrad Team) 114
- Leon Haslam (ROKiT BMW Motorrad) 110
- Kyle Ryde (LAMI OMG Racing Yamaha) 109
- Jason O’Halloran (McAMS Yamaha) 70
- Lee Jackson (Cheshire Moldings Kawasaki) 70
- Ryan Vickers (LAMI OMG Racing Yamaha) 50
- Jack Kennedy (Mar-Train Racing Yamaha) 50
- Christian Iddon (Oxford Products Racing Ducati) 49