BSB, Donington Park, Corrida 1: O regresso de Kyle Ryde às vitorias
Kyle Ryde (LAMI OMG Racing Yamaha) largou da pole-position e fez o holeshot quando as luzes ficaram verdes para liderar desde o início com uma pilotagem dominante. Sob pressão, o # 77 manteve o impeto do princípio ao fim da corrida Sprint de 12 voltas no sábado.
A pressão inicial veio de Jason O’Halloran #22, antes da batalha pelo segundo lugar entre Leon Haslam e Tommy Bridewell. O pneu duro foi essencial para o novo tapete de asfalto de Donington e todos os pilotos que terminaram no pódio saíram para correr com o pneu opcional ‘O’ mais duro na traseira, com Ryde e Haslam optando por uma frente dura.
Jason O’Halloran aproveitou a sua aderência inicial da aposta num conjunto de pneus macios, mas essa vantagem inicial desapareceu rapidamente e o australiano debateu-se a cada volta falta de aderência, terminando a corrida no 14º lugar.
Quanto a Ryde, este alcançou a frente do pelotão após uma rápida largada da pole position e continuou a estabelecer um ritmo que lhe daria a vantagem de 1,086s na bandeira quadriculada. Mais atrás, Tommy Bridewell (BeerMonster Ducati) e Leon Haslam (ROKiT BMW Motorrad) lutaram pelo segundo lugar.
Haslam #91 pressionou para um ataque na última volta sobre Bridewell, fazendo uma ultrapassagem apenas para uma reviravolta instantânea, já que o piloto da BeerMonster Ducati recuperou a posição com apenas 0,319s entre eles na bandeira quadriculada. O segundo lugar significa que Bridewell está agora está no topo da classificação do campeonato por apenas um ponto de diferença sobre o seu companheiro de equipa Glenn Irwin, que terminou em quinto.
Lee Jackson (Cheshire Moldings Kawasaki) conseguiu ultrapassar Irwin na penúltima volta para o quarto lugar, enquanto Josh Brookes (FHO Racing BMW Motorrad Team) lutou para subir na ordem e chegar ao sexto lugar. Ryan Vickers (LAMI OMG Racing Yamaha) obteve o seu melhor resultado da temporada ao terminar no sétimo lugar, à frente de Danny Kent (Honda), Storm Stacey (Kawasaki) e de Charlie Nesbitt (Honda) que completou o top 10.
A corrida foi uma decepção para Andrew Irwin e Christian Iddon quando os dois caíram juntos em Melbourne Hairpin, junto com Dean Harrison logo depois.
No final, Kyle Ryde comemorou a sua segunda vitória no Bennetts British Superbike Championship 2023, após um desempenho magistral para manter atrás de si os rivais ao título Tommy Bridewell e Leon Haslam.