BSB, Brands Hatch: Mackenzie bate O’Halloran por 0,037s!
Tarran Mackenzie conquistou uma dupla vitória no Campeonato Britânico de Superbike Bennetts em Brands Hatch, depois de uma luta sem tréguas na terceira corrida entre os companheiros de equipa da McAMS Yamaha. Na bandeirada, apenas 0,037s separou o atual campeão britânico de Jason O’Halloran.
Depois de vencer no sábado a Corrida 1 de SBK, Jason O’Halloran voltou ao topo na manhã de domingo, sendo o mais rápido no Warm-up na frente de Leon Haslam (Kawasaki), de Tarran Mackenzie (Yamaha), Josh Brookes (Ducati) e de Danny Kent (Suzuki). Porém, a resposta de Mackenzie não tardou com o campeão britânico a levar a melhor na Corrida 2 de Superbike, vencendo-a com 1’163 segundos de vantagem sobre O’Halloran.
Posto isto, a terceira corrida das SBK no circuito de Grande Prémio de Brands Hatch, foi uma incrível batalha entre os dois companheiros de equipa da McAMS Yamaha. A corrida iniciou-se com Glenn Irwin da Honda Racing UK a assumir a liderança depois de uma entrada arrojada em Paddock Hill Bend na 3ª volta, com Mackenzie e Bradley Ray a lutarem entre si. Ray passou para o segundo lugar na 5ª volta, mas quando foi para a liderança em Paddock Hill duas voltas depois, foi forçado a alargar a trajetória e a devolver a primeira posição a Glenn Irwin, dando ainda a O’Halloran a oportunidade de avançar, baixando Mackenzie para o quarto lugar.
Na volta 15, Mackenzie atingiu a frente do pelotão, lançando-se na liderança em Hawthorns e depois teve que suportar a pressão do seu companheiro de equipa nas últimas quatro voltas. Inevitavelmente, houve um intenso duelo na última volta entre a dupla e O’Halloran conseguiu passar Mackenzie em Clearways. A velocidade extra deixou-o com uma ligeira vantagem, mas aproveitando a aspiração de O’Halloran, Mackenzie acabou por ser o primeiro a passar na linha de chegada, com uma pequena vantagem sobre O’Halloran.
Glenn Irwin terminou na terceira posição com a Honda CBR, a cerca de 3 segundos da dupla da McAMS Yamaha e à frente de Ray (Yamaha) e Bridewell (Ducati) que lutaram pelo quarto lugar nos momentos finais da corrida. Leon Haslam fechou o Top 6 com a Kawasaki ZX10RR da Vision Track, na frente de Kyle Ryde, Peter Hickman, Rory Skinner e Lee Jackson.
Após a quinta ronda do BSB, Jason O’Halloran mantém a liderança do campeonato das SBK com apenas 10 pontos de vantagem sobre Bradley Ray.
Resultado da Corrida 3 SBK – Brands Hatch
1º Tarran Mackenzie (McAMS Yamaha)
2º Jason O’Halloran (McAMS Yamaha) +0,037s
3º Glenn Irwin (Honda Racing UK) +3.543s
4º Bradley Ray (Rich Energy OMG Racing Yamaha) +3.818s
5º Tommy Bridewell (Oxford Products Racing Ducati) +5.009s
Campeonato BSB (após 5 provas)
1º Jason O’Halloran (McAMS Yamaha) 265 Pontos
2º Bradley Ray (Rich Energy OMG Racing Yamaha) 255
3º Lee Jackson (Cheshire Moldings FS-3 Kawasaki) 187
4º Rory Skinner (Cheshire Moldings FS-3 Kawasaki) 174
5º Kyle Ryde (Rich Energy OMG Racing Yamaha) 170