BSB, 2021: Triumph revela a Dynavolt Street Triple para as Supersport
A revelação do novo modelo de Triumph Street Triple 765 RS para a temporada 2021 do Britânico de Supersport marca um passo importante nas ambições futuras da Triumph Racing
Em parceria com a PTR, correndo como Dynavolt Triumph, o objetivo é demonstrar as credenciais de desempenho do motor de 765 cc e do chassis da Street Triple RS no ambiente exigente da competição de alto nível.
A Triumph Dynavolt, gerida pela equipa PTR de Simon Buckmaster, é a parceria ideal para a Triumph, com capacidade comprovada na preparação de motos Supersport, desenvolvimento em pista e capacidade de coordenar com as operações internas do departamento de engenharia da Triumph.
O piloto britânico das SSP Kyle Smith e o antigo campeão britânico de MotoStar, Brandon Paasch, são os dois pilotos de fábrica que irão usar as cores da equipa Dynavolt Triumph neste regresso histórico oficial às corridas para a Triumph Motorcycles.
A base da Triumph Dynavolt 765 é a Street Triple RS, uma moto líder na sua classe e com significativo sucesso de vendas global.
O modelo é apreciado pelo seu comportamento dinâmico e motor estimulante, rico em binário.
Após reuniões com a MSVR e a Dorna SBK, a Triumph está empenhada em ajudar a estabelecer uma nova fórmula Supersport, permitindo competir com uma maior variedade de formatos de motores.
Steve Sargent, Chefe de Produto da Triumph explicou:
“Foi-nos oferecida a oportunidade de testar a fórmula para expandir o Campeonato e vemos este ano muito como um ano para testar, para nos certificarmos de que temos uma moto competitiva. A ambição é ir além disto e no próximo ano ir para o Supersport Mundial, parte de uma estratégia de corrida de longo prazo e esta é uma parte chave em termos de desenvolvimento de uma classe de corrida mais baseada na estrada; assim, construir algo que possa realmente ir para o showroom, comprar e montar e depois converter-se numa moto de corrida. Para um fabricante como a Triumph, isso é bastante importante”.
Steve Sargent, sobre a competitividade da Street Triple RS, também acrescentou “Não entraríamos neste projeto se não pensássemos que se trata de uma moto que poderia competir genuinamente. A Street Triple é uma desportiva naked, mas deriva da Daytona, pelo que pensamos, em termos de geometria, que este é um bom ponto de partida para uma moto de corrida. Penso que, como pacote de partida, temos um chassis que realmente funciona e com motor, temos a 765 Triple. É um motor que temos usado na Moto2 nas últimas duas temporadas e penso que a resposta que tivemos e o desempenho que tivemos vos dirá que o motor, como um pacote, é algo que vai competir. Combinando as duas coisas, o motor e o chassis, penso que temos um ponto de partida muito bom”.
Simon Buckmaster, Director da Equipa Dynavolt Triumph também comentou “Tenho de dizer, em nome da PTR e da Dynavolt e Triumph, estou realmente muito orgulhoso desta máquina e mal posso esperar para começar. Sinto-me confiante e ligeiramente nervoso; é um projeto novinho em folha, mas temos de ter como objetivo vencer. Esse tem de ser o nosso objetivo para a época”.
A Triumph Street Triple Dynavolt 765 RS está programada para fazer a sua estreia na pista durante o primeiro teste oficial do BSB, em Silverstone, amanhã 28 de Abril de 2021.