BSB, 2021, Knockhill: Britânico de SBK visita a Escócia com O’Halloran à frente

Por a 9 Julho 2021 15:00

Knockhill é o mais a Norte que o Campeonato Britânico de SBK vai, e também o traçado mais curto do ano

Nunca estive no pódio em Knockhill. É a única pista em que corremos e em que nunca tive um pódio”

Jason O’Halloran.

Jason O’Halloran chega à segunda ronda do Campeonato Britânico Bennetts de Superbikes como líder da classificação, seguindo o seu hat-trick de vitórias na abertura da época e o piloto da McAMS Yamaha está determinado a sair a lutar no único circuito em que ainda não conseguiu chegar ao pódio.

Um desempenho calculado em Oulton Park viu O’Halloran conseguir três vitórias para iniciar a sua campanha em grande, mas o piloto da Yamaha McAMS admite que teria ficado desapontado se não tivesse aberto a sua conta vencedora na abertura, dado o seu historial de pré-época.

“Fui certamente a Oulton Park para ganhar, por isso não era inesperado que estivesse em posição de ganhar porque senti que tínhamos feito um bom trabalho durante a pré-época”, disse O’Halloran. “Fizemos um bom teste e também uma boa corrida lá no ano passado, por isso tudo estava a postos para ter um bom fim-de-semana, mas obviamente que, na verdade, correr de forma soberba é diferente de apenas fazer voltas rápidas. Não sabíamos realmente como iria correr até chegarmos lá e termos a primeira corrida a decorrer, mas foi muito boa”.

“A corrida de domingo foi agradável; as batalhas da última volta são normalmente bastante difíceis, especialmente contra o Christian, porque ele é realmente forte nos travões. Para fazer o que fiz na primeira corrida foi especial e para me sentir tão confortável como na segunda corrida, poupei energias durante toda a corrida.”

“Estava realmente confortável e estava pronto para fazer um ataque na última volta e não hesitei de todo. Assim que se apresentou uma oportunidade, fui atrás dela e consegui ganhar, foi uma partida perfeita para nós. São 75 pontos no quadro, 15 pontos no pódio e não se consegue melhor do que isso! Foi apenas um bom começo para o que tem sido uma pausa prolongada tão boa para a equipa, para os nossos patrocinadores e para mim. Foi absolutamente fantástico!”

O Campeonato dirige-se agora para Knockhill, mas o traçado escocês nunca foi um campo de caça feliz para “O’Show” no passado. O australiano foi frustrado pela má sorte, algo que ele espera virar este fim-de-semana.

“Sabem, Knockhill para mim é realmente importante”, disse O’Halloran. “Embora já esteja a correr aqui há algum tempo, não tenho feito assim tanto em Knockhill. Já tive más experiências lá no passado e não tenho feito lá muitas corridas boas!”

“É uma pista onde eu realmente precisava de testar. Fiz uma enorme quantidade de voltas lá em teste recentemente, por isso estou realmente grato pelo tempo que passámos na pista. O tempo estava perfeito para nós, por isso continuei a fazer voltas todo o dia e estava a aprender o máximo que podia. Fizemos muito trabalho na moto e também para aprender o máximo que pude porque é uma pista técnica. Embora seja pequena, é realmente técnica e é preciso ter experiência lá para andar depressa!”

Eu era como uma esponja”, refletiu O’Halloran. “Estava a aprender tudo o que podia, tentando trajetórias e coisas diferentes sobre como estava a andar de moto, para descobrir o que estava a funcionar, por isso acho que fomos bastante rápidos. Havia bastantes tipos com um tempo semelhante, por isso espero ainda ser realmente competitivo. Mais uma vez, fizemos muito trabalho em pneus usados e conseguimos fazer voltas rápidas em pneus muito mais do que a distância da corrida – penso que vamos estar num lugar forte”.

O novo horário significa que os pilotos irão para a grelha no primeiro dia para a corrida de abertura do fim-de-semana logo no sábado.

“É bom ir a Knockhill”, acrescentou O’Halloran. “Especialmente correr no primeiro dia, nunca tive de correr no primeiro dia de um evento, por isso penso que será uma nova experiência, mas também sinto que estaremos prontos para isso. Já fizemos lá muitas voltas, o que é bom, por isso será interessante ver como se desenrola o fim-de-semana. Vai ser um fim-de-semana ocupado, mas estou em boa forma, a equipa está em boa forma. Se eu pudesse ganhar corridas em Knockhill, ou pódios seria espantoso”.

Knockhill continua a ser o único circuito do calendário onde O’Halloran ainda tem de celebrar um pódio e está determinado a retificar isso este fim-de-semana.

“Nunca estive no pódio em Knockhill. É a única pista em que corremos e em que nunca tive um pódio”, disse O’Halloran. “Portanto, é uma pista que preciso de mudar e sinto que estamos numa boa posição para o fazer”.

“Penso que devemos estar num bom lugar desde o início e não há razão para não podermos estar na frente”.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x