Bol d’Or, Niccolo Canepa (Yamaha/Campeão do Mundo): “Uma corrida difícil, mas nunca desistimos”
“Queria o título desde que entrei na YART”, admite o novo bicampeão do mundo de Endurance após o quarto lugar na corrida.
Assim como em Spa se tornou no primeiro italiano a vencer o ” Masters of Endurance “, ou seja, vencendo três corridas de 24 horas, Nicollo Canepa cruzou a linha de chegada do Bol d’Or em quarto lugar e tornou-se o primeiro italiano bicampeão do mundo de Endurance. No circuito Paul Ricard escreveu mais uma página de sua história pessoal no campeonato ao repetir o título conquistado em 2017 com a GMT94.
“Desde que entrei na YART tinha o objetivo de vencer o Campeonato do Mundo e por uma razão ou outra nunca o conseguimos, apesar de termos sido quase sempre os mais rápidos na pista. Ser capaz de ganhar o título deste ano desta forma é muito bom . Não existem corridas fáceis, todas as corridas são difíceis e esta também teve as suas complicações . Nunca desistimos, nem mesmo quando em Le Mans fomos 3º à noite e tivemos que forçar para tentar vencer a corrida; ou em Spa, tanto em condições de chuva quanto de seco pressionamos bastante. Merecemos este título .”
Depois de conquistar dois títulos mundiais de resistência, que outros objetivos permanecem na mente do piloto genovês de 35 anos.
“ Ganhar o título é uma loucura. Na minha carreira de Endurance permanece um sonho secreto, que é o pódio em Suzuka . Estive perto nos últimos dois anos, mas no próximo ano não o perderemos . Trabalhamos todos os dias em prol de um objetivo e é isso que temos em mente . Cada vez que subo na moto e abaixo a viseira quero ganhar .”
Com uma ligação de há muito com a Yamaha, como Canepa vê a chegada de Jonathan Rea no Mundial de SBK no próximo ano?
“O Johnny é um campeão incrível e uma ótima pessoa . Estou ansioso para trabalhar com ele dentro de alguns meses, quando os testes acontecerem. O seu feedback sobre a R1 que usamos em SBK será interessante e ele será certamente um dos melhores pilotos no Campeonato do Mundo do próximo ano. Já existe um respeito mútuo entre nós, ele mostrou-me isso diversas vezes, até corremos um contra o outro em Suzuka até ao ano passado . É bom poder trabalhar com um grande campeão .”
A vida de Nicollo Canepa está definitivamente ligada à Yamaha, e não só na Endurance, como também nas SBK…
“ Estou sempre com a Yamaha, sou piloto de testes, fazemos muitas atividades juntos além do Campeonato do Mundo de Endurance. É como uma família agora, já se passaram muitos anos, e é muito bom como conseguimos criar um grupo de trabalho excepcional no Campeonato do Mundo de SBK e agora também no Campeonato do Mundo. Isso dá-me uma enorme sensação de satisfação. ” Conclui Canepa.