Belgas da BMW Motorrad World Endurance Team conquistam último lugar do pódio nas 24H SPA Francorchamps
A equipe belga da BMW Motorrad World Endurance Team aproveitou ao máximo uma série de infortúnios da Suzuki da equipa Yoshimura SERT Motul para conquistar o terceiro lugar no evento realizado em sua casa, com a equipe Suzuki a acabar por se resignar com o quarto lugar.
A BMW Motorrad foi ainda assim retardada por alguns problemas mecânicos nas primeiras oito horas, mas a Suzuki Yoshimura SERT Motul teve uma prova sem sorte, depois de ter começado firmemente na disputa pela liderança. Sylvain Guintoli tentou parar na boxe errada na primeira hora. A equipe foi então penalizada com um stop&go por contacto de Étienne Masson com a moto da Holland Motorstore Racing, na curva sete logo após a marca das cinco horas de corrida.
O infortúnio da equipe japonesa continuou quando após seis horas a sua moto foi forçada a entrar em boxes por três longos minutos para corrigir um problema técnico. As chances de terminar entre os três primeiros acabaram para sempre quando a sua moto precisou trocar a bomba d’água a três horas e meia do final.
A equipe Kawasaki Webike Trickstar conquistou o quinto lugar, superando uma queda precoce de Kazuki Watanabe, que foi levado ao hospital para exames, mas voltou à pista para retomar o que era então uma corrida bastante tranquila.
O time belga KM99 lutou para voltar ao sexto lugar após uma bela noite com sua Yamaha, saindo do 14º lugar geral após oito horas para o sexto lugar após 16 horas. Isso aconteceu depois de Bastian Mackels cair em Eau Rouge na primeira hora, antes do seu companheiro de equipe, Lucas Mahias, ter uma escorregadela perto da entrada das boxes passadas as sete horas e meia.
A Honda Viltaïs Racing ficou com a sétima posição, com a Motobox Kremer Racing em oitavo, a MANA-AU Competition em nono e a TATI Team Beringer Racing conquistando a décima e última posição de pontuação numa corrida marcada por uma chuva fraca nos momentos finais.
ERC Endurance Ducati não conseguiu manter o seu quarto lugar na abertura do EWC deste ano nas 24H de Le Mans, desistindo após quase quatro horas. Wójcik Racing Team EWC fez o mesmo depois de sete horas e meia, com o Team Bolliger Switzerland forçado a sair quando a sua moto se imobilizou no cascalho após 18 horas.